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5 truques para fazer seus consumidores comprarem


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Nosso colega blogueiro Diogo Dameto está tendo problemas em alcançar suas metas de faturamento neste começo de ano, como ele mesmo contou no blog O Primeiro Ano da Minha Empresa.

Para cada mercado, há várias estratégias que acabam funcionando para melhorar essa situação. Podem incluir desde uma análise mais profunda sobre a atual estratégia de marketing até uma reformulação nos processos da empresa. Saí à procura de algumas dicas que pudessem ser aplicadas em um grande número de negócios e que fossem simples.

O autor Roger Dooley estuda justamente o comportamento dos consumidores para atingi-los mais facilmente. Um fato que ele descobriu durante sua pesquisa é que boa parte das decisões dessas pessoas são feitas pelo subconsciente. Em seu livro “Brainfluence” e em entrevista para o site Inc., Dooley fala sobre algumas formas de como persuadir esses consumidores com alguns “truques”. Confira cinco deles:

1. Nada de fontes extravagantes
Todo mundo quer dar uma identidade marcante para sua empresa, e uma fonte bacana pode ser um dos passos para isso. Ainda assim, cuidado com os excessos. O consumidor precisa entender o que está lendo – um cardápio, uma etiqueta ou manual – e ele vai desistir se isso levar muito tempo. “Provavelmente 9 entre 10 vezes uma fonte simples será a melhor opção”, afirma Dooley. “O texto terá mais chances de ser lido e você transmitirá uma informação mais claramente.” Por isso, não agrida os olhos dos seus clientes.

2. Não mostre o $
Um estudo com restaurantes mostrou que os consumidores ficavam mais conscientes dos seus gastos quando os menus mostravam o cifrão ao lado dos valores. Quando havia apenas o valor, sem o símbolo da moeda, o consumo automaticamente aumentava. Nesse caso, o autor só fala sobre restaurantes, mas não custa tentar em outros serviços e produtos.


3. Cative os sentidos

Impressionar todos os sentidos do consumidor é uma das dicas mais conhecidas do neuromarketing. Use músicas ou cheiros que deem uma identidade para o seu negócio e que sejam memoráveis. A partir do momento em que ele imergir em algum desses estímulos, será tentado a consumir.


4. Responda com rapidez e evite discussões

Essa dica não poderia faltar em vista da popularidade das mídias sociais. Quando o consumidor estiver insatisfeito, responda prontamente. Mesmo que ele esteja errado. E, mais importante, seja no mundo real ou no virtual, evite discussões. Você pode ganhar ao discutir, mas pode perder um cliente.

5. Venda uma história
Outra estratégia que está se tornando bastante popular na hora de aumentar as vendas é o storytelling. Em vez de convencer o consumidor com dados, números e estatísticas, convença-o com uma história com um grande valor humano. Uma boa anedota, da simples à mais complexa, pode engajar um cliente muito mais facilmente.

Via RSS de Papo de Empreendedor

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