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50 Insights dos Maiores do Comércio Eletrônico Brasileiro.


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Segue um resumão de muitas coisas legais que eu ouvi hoje durante o evento II Tech Ideas Conference sobre Comércio Eletrônico promovido pelo do Banco Brasil Plural que reuniu vários bam-bam-bans do comércio eletrônico.

Tem MUITA COISA legal!

LEIA TUDO!

Confere agora os insights das palestras da Netshoes, Wine e Sephora, Walmart e Total Express.

1. Sobre crescimento do tráfego e fidelização de clientes…

Da Netshoes “O eCommerce cresce 30% ao ano mas não ganha nada. A Netshoes recebeu 14.4 milhões de visitantes únicos no mês de abril de 2013. Mas o desafio do eCommerce é ser lucrativo. Não faz sentido algum oferecer preço baixo, conveniência, Frete grátis e ainda vender em 12x sem juros. A conta não fecha. O desafio é tornar o eCommerce rentável.

Da Wine… “A Wine cresce três dígitos por ano,

Da Sephora… “A Sephora aboliu o frete desde 2006 porque os produtos são pequenos. 95% dos produtos da Sephora são importados. A parcela mínima é 10 reais. O negócio da Sephora é democratizar o luxo. O consumidor brasileiro não olha o preço final de 200 reais de um perfume mas se a parcela cabe no bolso. É isso que nós vendemos.

2. Sobre um eCommerce sustentável.

Da NETSHOES…”Os pilares do negócio da Netshoes são: serviços, tecnologia e aspectos de varejo. O mantra da netshoes é SERVIÇOS, SERVIÇOS, SERVIÇOS. 68% das vendas são feitas para os clientes da base. 60% são calcados esportivos, 40% acessórios esportivos. Boa parte das vendas da Netshoes vai para lugares onde o PIB é menor que as nossas vendas. A oportunidade está nos produtos segmentados.”

Da WINE… “Para manter o crescimento de 20% a 30% ao ano é preciso melhorar a logística e os tributos. Temos uma grande parcela da população brasileira sem acesso a nada. Os pilares da Wine são: seleção, indicação e entrega. 95% dos vinhos é consumido em 34 horas. Nós acreditamos em democratizar o acesso ao vinho. Antes as pessoas falavam que tinham que ter todo um ambiente e uma panacea para tomar algum vinho, e não é nada disso. As barreiras foram criadas por um grupo de pessoas que criou uma grande e complicada operação para tomar um vinho. E nós queremos mudar isso!

– Sobre Sephora… “Quem trabalha com varejo tem que ser neurótico com margem de lucro. A margem de dermo-cosméticos é muito mais baixa que cosméticos de luxo. Em nicho você precisa oferecer um mix show de bola. Nós introduzimos mais de 20 novas marcas no Brasil desde que viramos Sephora, 60% dos produtos da Sephora você só encontra na Sephora. O que eu acho muito importante para diferenciar o negócio é margem e seleção de produtos. 

70% dos clientes que compram na Sephora todos os meses vem da base. O nosso programa de fidelidade é a nossa grande sacada. Com poucos pontos o cliente já ganha alguma coisa. No varejo é preciso se reinventar constantemente para continuar a ser relevante.”

3. O que o Ecommerce pode fazer para aumentar o acesso dos brasileiros a internet?

– Netshoes… O cliente que tiver a um kilometro de distancia do shopping ele recebe infos da Netshoes. Sobre o uso do cartão de credito não percebemos medo algum das pessoas para usar cartão de credito na web.

– Wine… O cuidado que temos que ter é NAO APRESENTAR uma infinidade de produtos para o cara escolher. Tem que ter conteúdo, curadoria, entender o cliente se ele esta ligado, oferecer de 4 a 6 opções no máximo. Mais de 60% das nossas vendas vem de páginas que tem no máximo seis opções de produtos.

– da Sephora… As oportunidades no Brasil são incríveis… Só metade de quem surfa na web compra pela web… Comprar pela web é como perder a virgindade depois que você compra uma vez você quer toda hora. A infra já avançou bastante no Brasil. A banda larga está melhor, tem 3G. O site da amazon é horrível mas eles tem uma capacidade incrível de entender o cliente como ninguém. O importante é tentar entender o cliente como ninguém para oferecer o que interessa. Nós fazemos um setup de vida útil do produto e fazemos marketing de acordo. Enviamos muitos brindes para os clientes.

Da Wine…”9% das vendas da Wine vem por mobile. Ainda não temos um app para mobile mas estamos investindo para ter.

Sobre alguns insights do painel entre Walmart e Total Express…

– Do Walmart… “O que trouxe o Walmart até aqui não vai levar a gente para o futuro. O Walmart tem que se reinventar e vai se reinventar. Existe um novo varejo ai. Investimentos em uma grande base dados como o big data vai vencer. Hoje temos centenas de engenheiros trabalhando os dados em todos os touch points. Chamamos isso de Social Genoma para atender melhor os clientes.”

O eCommerce como se conhece hoje não é sustentável. 12x sem juros. A recompra é baixa. O cara compra uma vez por ano. O cliente consome muito fora da internet e não consome dentro por falta de opções na web. O Walmart não tem nada contra a loja fisica mas o negócio é integrar a coisa toda. A expansão do comércio eletrônico passa pela melhoria da logística. As operações são muito concentradas no sudeste. Temos que melhorar muito nisso. O Walmart olha para as outras áreas como uma grande oportunidade, o Walmart vai montar uma malha logística sem paralelo.

– da Total Express… “A Total entrega mais de 20% do que se vende no eCommerce, a Editora Abril é dona da Total Express, o Marcos Monteiro ainda tem 10% da empresa, 160 carros em São Paulo, o problema não é carro mas a capacidade de processar pedidos, processamos overnight para entregar no dia seguinte, estamos aprendendo a entregar para pessoas e não para endereços, temos que ter um ambiente mais colaborativo com o cliente para conseguirmos entregar, o consumidor está querendo decidir o formato que ele quer receber o pedido, tá na hora do operador logístico assumir o custo do frete, 54% do frete em 2012 foi grátis, o consumidor precisa entender que a logística tem valor, 1,9 bilhões das entregas não foi pago alguma coisa precisa ser feita para mudar isso.”

Sobre o que precisa ser feito para os gargalos logísticos melhorarem?

– O desafio é conseguir pontos legais para montar lojas, quando você entrega produtos grandes o bicho pega, não temos informação legal quando estamos entregando geladeiras e bicicletas, ninguém quer fazer coleta quando o cliente pede para devolver,

“Nós temos carreta blindada porque uma carreta para Curitiba sofreu quatro tentativas de assalto em um único dia na semana passada. Tem alemão lá no escritorio querendo saber como funciona essa história de carreta blindada. Ainda assim nós perdemos 2 caminhões por dia, o Bradesco não faz seguro para transporte de eCommerce, existe uma grande dificuldade de entrega, um caminhão que entrega compras de ecommerce tem mais de 15 mil notas… Quando o caminhão chega no posto de fiscalização na estrada a liberação é um parto. Já ouvimos coisas do tipo “Meu senhor você quer atrapalhar a fiscalização?” , Nós colocaram um sistema de 8,8 milhões de dólares que processa 12 mil pacotes por hora, 35 mil transportadores de carga no Brasil, a Total é um correio privado e não uma transportadora de carga.

– sobre como escolher um distribuidor de logística…

– da Total Express… “Gente no comércio eletrônico é um desafio… Ficamos um ano e meio sem diretor de operações … A gente se diferencia oferecendo vários níveis de serviço, a Total atende 400 municípios , e vai chegar a 2,500 até novembro, onde chega a Revista Veja tem que chegar um produto do eCommerce, vamos investir pesado em coleta de dados na ponta como assinatura digitalizada, temos que sair do modelo de papel, o problema do Brasil não é apenas a falta de aeroportos, mas o fato da Dutra ter apenas duas faixas.

– falando sobre concorrência…

– do Wal-Mart… “A competitividade está insana, semana passada os meus concorrentes ficaram com seis ou sete dias com 10% a 15% de desconto em todos os produtos do site, eu nunca tinha visto isso no eCommerce brasileiro. Para sair dessa temos que trabalhar o conhecimento do cliente, ser relevante para esse cliente, aumentar o sortimento oferecido; hoje você não pode oferecer milhares de itens, você tem que oferecer milhões de itens, o Walmart nasceu 4 anos atras, e hoje é o site com maior audiência na internet, no ano passado nós contrataramos 200 pessoas, esse ano vamos contratar 270 pessoas, o Walmart.com se reporta direto para os EUA, queremos ser o número um no Brasil, os pilares do walmart são: pessoas, tecnologia e logística.

– como fazer para melhorar as margens do eCommerce?

– do Walmart… “É importante a diversificação das entregas para os clientes, entrega econômica em algumas praças, tem a entrega agendada, boa parte da solução de conseguir ser mais saudável está no paradigma de oferecer tudo de graça para as pessoas, isso não é possível e temos que mudar.

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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