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6 dicas para sua micro empresa ter e transparecer qualidade


transparecer qualidade

Ao contrário das médias e grandes empresas com seus luxuosos escritórios, ferramentas pra dar e vender, publicidades e muitos funcionários, nós (os micro empresários) precisamos passar uma imagem de confiabilidade e qualidade aos nossos clientes e parceiros com muito menos recursos.

O fato é: precisamos tirar leite de pedra, escolhendo muito bem onde focar nossos esforços, tanto de tempo, quanto qualquer investimento com o qual possamos arcar.

Porém, não é dinheiro (e o que ele pode pagar) que passa a melhor imagem para potenciais clientes, mas sim a sua postura como um fornecedor sério, responsável e que sabe o que está fazendo.

Exatamente por isso reunimos aqui dicas para você garantir que essa postura confiante tenha uma estrutura real por trás trazendo o melhor serviço/produto possível:

1- Sinta-se orgulhoso de ser um micro empresário

Usar o tamanho da sua empresa como desculpa para algo mal feito, ou mesmo para alinhar expectativas ao entrar no seu escritório não traz nenhum benefício a não ser criar uma potencial dúvida na cabeça desse potencial cliente – “será que ele(a) não conseguirá me entregar o que preciso?”.

Seu escritório é pequeno ou simples? Tudo bem, ele serve seu propósito. Sua equipe é pequena? O importante é que ela seja eficaz e faça um trabalho de qualidade, garantindo aquilo que foi vendido e, principalmente, a satisfação dos clientes.

O que importa não são pequenas aparências, mas sim sua postura: essa demonstração de confiança e orgulho em seu empreendimento pode fazer grande diferença na hora de conquistar ou manter clientes.

2- Invista em Escritório somente se for MUITO necessário

Você não precisa de um lugar luxuoso para receber clientes, então se o seu simples escritório estiver arrumado e for minimamente confortável, faça bom proveito dele para fechar vendas e parcerias.

Porém, se você faz home-office ou não faz questão de ter um escritório bem organizado, quando for se encontrar com algum cliente faça como muitos e use:

  • O escritório do cliente (e você ainda economiza o tempo dele de transporte);
  • Cafés ou restaurantes (nós mesmos os utilizamos bastante);
  • Opções pagas, como coworkings ou escritórios virtuais.

Se você não precisa receber clientes fisicamente numa frequência altíssima, essas alternativas acima com certeza te economizarão um bom valor de aluguel e manutenção.

3- Sempre (SEMPRE) cumpra prazos

Infelizmente temos o costume de elogiar as poucas vezes em que as pessoas cumprem os prazos e horários, em vez de repreendermos quando atrasos (que deveriam ser raros) acontecem.

Manter os prazos não é apenas uma questão de boa administração de tempo, mas principalmente de respeito ao tempo e às responsabilidades dos seus clientes e parceiros. Acredite, sua empresa dará uma impressão muito diferenciada se conseguir cumprir prazos germanicamente.

4- O seu tempo é o mais valioso ativo, para ter mais, automatize tarefas simples

Para que você tenha tempo para cumprir prazos e também dar atenção ao que mais importa na sua empresa, é essencial que você trabalhe sua produtividade automatizando aquelas tarefas corriqueiras que não precisam do especialista do negócio, como você os seus melhores funcionários.

Um exemplo prático: profissionais como médicos, dentistas e fisioterapeutas dependem de atender pacientes durante a maior parte do dia, por isso precisam ter uma agenda bem organizada e garantir que seus horários estejam sendo bem aproveitados; ao mesmo tempo, precisam sempre trabalhar a agenda dos próximos dias para que os clientes consigam conciliar isso com seus compromissos pessoais.

Exatamente esse tipo de trabalho que pode ser bastante otimizado com ferramentas de agendamento online, que ainda fazem um trabalhado com lembretes para os clientes (por email). Uma boa recomendação de sistema é o MarcaData (da Locaweb), você coloca sua agenda online, ou até no Facebook, e seus clientes podem escolher os espaços disponíveis que melhor se encaixem a eles – tudo isso muito fácil, inclusive com o sistema de lembrete.

Para conhecer mais sobre o MarcaData e ainda fazer um teste gratuito de 15 dias, é só clicar aqui.

5- Não crie nenhum esqueleto em seu armário

Cuidar bem da sua gestão financeira e da contabilidade da empresa é a atitude corretamente e, o melhor, mantém sua empresa sempre 100% legal. Ou seja, quando aquele grande cliente precisar puxar informações sobre a saúde e legalidade dos seus negócios, só verão bons resultados.

Paz de espírito, nada compensa a falta disso.

6- Tenha sempre um plano B

Acredite, Murphy está solto e adora se envolver com micro empresários. Por mais preparados que possamos estar, sempre existe alguma surpresa que desafia nossa preparação.

Exatamente por isso todo empreendedor PRECISA de um plano B, seja para chegar a uma reunião, ou mesmo estoque extra de um produto essencial.

O mesmo vale para as informações que você tem, não só sobre os seus clientes, mas também sobre o funcionamento da sua empresa. Achar que o seu computador é invencível é o que mais causa pessoas a não fazer backups e, consequentemente, Murphy a agir.

Esse último problema é muito bem resolvido por sistemas de backup automático, que além de manter tudo na pasta do seu computador, já faz um upload automático para a nuvem a cada atualização (recomendação de sistema: GoDrive).

Conclusão

Acreditar no valor do seu negócio, investir só se necessário, cumprir prazos, ganhar tempo eliminando tarefas básicas, seguindo as regras e criando planos B – se você seguir esses pontos, você terá todos os alicerces para ter uma boa imagem e, ao mesmo tempo, entregar grande valor aos seus clientes.

Já fez alguma outra coisa que fez grande diferença para a imagem da sua empresa? Comente e complete a nossa lista effe icon wink

Abraços,
Luiz Piovesana (orgulhoso de ser um micro empresário entregando MUITO valor)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

Crédito da imagem para shutterstock.

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