X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

6 razões para aceitar bitcoin na sua startup


pagamentos_com_bitcoin

Artigo por João Paulo Oliveira* 

Aumentar a eficiência operacional [diminuindo custos] e divulgar a empresa para potenciais novos clientes são desafios contínuos em qualquer tipo de negócio. Essas atividades são ainda mais cruciais para startups que buscam ganhar relevância em mercados competitivos, muitas vezes sem recursos e usando inovação como vantagem competitiva. Os empreendedores que vem acompanhando de perto a revolução do bitcoin já sabem que a adoção desta moeda como meio pagamento pode ser um solução para ajudar a atingir esses dois objetivos [como veremos abaixo].

Quem diria que uma moeda virtual que até poucos anos atrás era usada apenas nas profundezas da deep web, já é considerada a principal disrupção em tecnologia desde a Internet, sendo aceita por gigantes como Dell e PayPal e defendida por tech celebrities, como Bill Gates e Richard Branson? A tecnologia e o [pre?]conceito sobre bitcoin evoluiu rápido, não foi mesmo? Assim como todas as outras métricas relacionadas a moeda.

O número de usuários [e o preço] da moeda virtual também cresceu exponencialmente. Apenas no Brasil, a economia de bitcoin já movimenta cerca de 15 milhões de reais por mês [volume de operação em bitcoins nas principais exchanges brasileiras]. No mundo, já são mais de 80 mil estabelecimentos que perceberam as vantagens e aceitam bitcoin como pagamento, números que tendem a aumentar ainda mais em 2015.

Quer entender o que levou todos esses negócios a aceitarem bitcoins? Vamos conferir abaixo as 6 principais razões por que você deve aceitar esta moeda virtual em sua startup.

1. Taxas de transação nulas (ou irrisórias)

As taxas de transação com bitcoin são muito menores que as de cartão de crédito. No Brasil, não é raro ver uma startup pagar mais de 7% em taxas de cartão. Esse valor alto pesa nas finanças das startups e obriga as mesmas a passar os custos aos clientes, afetando suas vendas e até a competitividade. Com a adoção de bitcoin como mais uma opção de pagamento ao cliente, esse retorno financeiro é inquestionável. O melhor de tudo é que com serviços de processamento em pagamento de bitcoin no Brasil, como o PagCoin, sua startup não precisa se preocupar com nada. O serviço transforma os bitcoins em reais e deposita o dinheiro na sua conta cobrando apenas 1% de taxas.

Assim, seu usuário paga em bitcoins, você recebe o valor cobrado em reais na conta bancária. Sem surpresas!

2. Mais segurança (e zero fraudes).

Pagamentos em bitcoins funcionam de forma parecida aos boletos bancários. Após ser emitida uma ordem pagamento, um sistema verifica se ela foi paga ou não(veja na figura abaixo ). Assim, uma vez que foi confirmado o pagamento é praticamente impossível o lojista levar prejuízo. Outra vantagem é que com bitcoins usuários não compartilham os sensíveis dados de cartão com terceiros, evitando muitos riscos. Vendedores por sua vez tem certeza que aquela operação não é fraude, e o que ninguém vai poder cancelar essa transação uma vez que foi autorizado a liberação do serviço/produto ao consumidor, da mesma forma que o recebimento em espécie. Na prática bitcoins geram muito mais segurança para quem compra, e zero fraudes para quem vende.

6_razoes_bitcoin

 

3. Sem Estornos.

Compras em bitcoin são finais e sem volta, similar aos boletos [com incrível vantagem de não levar dias para confirmar]. Assim, não há a possibilidade de estornos (chargeback), problema corriqueiro em compras com cartões de crédito que muitas vezes prejudica os lojistas. Estornos acontecem frequentemente quando o dono do cartão alega que não recebeu a mercadoria ou foi vítima de golpes como roubo de identidade. Ou seja, prejuízos para as startups! Como se não bastasse o valor do serviço/mercadoria, as operadoras de cartão ainda fazem o favor de cobrar umas ‘taxonas’ para efetuar os estornos (que são pagas pela startups). Operando com bitcoins, caso o lojista identifique um problema e confirme que seja necessário devolver algum valor aos usuários, eles mesmo podem fazê-lo, basta pegar a carteira bitcoin no comprador e devolver o valor! Da mesma forma que dinheiro.

4. Ser pago e compensado rapidamente.

Ter um fluxo de caixa positivo é fundamental para a sobrevivência de negócios iniciais. Converter bitcoin em dinheiro na conta é muito rápido, sem a necessidade de esperar até 30 dias, como no crédito, ou 3 dias para o pagamento ser confirmado, como nos boletos. O seu dinheiro entra rápido, você entrega o seu serviço rápido! Todos ficam felizes 🙂

5. Bem mais fácil de vender para o mundo.

Esse é o mais direto e fácil de entender. Você está construindo um negócio global? Bitcoin é a internet do dinheiro! Uma solução global para transferências. É possível vender para qualquer lugar do mundo. Já pensou em oferecer seu serviço para a China ou Europa? Bitcoin torna os pagamentos envolvidos simples e diretos. Aliás, existem casos conhecidos de professores ensinando línguas para estrangeiros via Skype, recebendo em bitcoin!

6. Divulgue sua startup e tenha acesso a um novo público.

A comunidade de bitcoin no Brasil está crescendo freneticamente. Estamos com um grande número de evangelistas e early adopters sempre ansiosos para mais compras em bitcoins. As motivações desses públicos são diversas, desde preocupação com segurança e privacidade, passando por curiosidade e vontade de ter independência de grandes instituições financeiras. Além disso, como bitcoin é um assunto super quente na mídia, as chances de ganhar uma boa repercussão e até mesmo pautas em veículos conceituados são bem altas ao começar a aceitar bitcoins[e isso ainda vai ajudar a aumentar seu SEO :)]!

*Artigo por João Paulo Oliveira, co-fundador do PagCoin.com, o primeiro gateway de pagamentos em bitcoins do Brasil. Futurista pela Singularity University/Nasa e com Mestrado em computação pela universidade Federal de Pernambuco. João resolveu se engajar para acelerar a revolução dos bitcoins no Mundo e especificamente no Brasil. João também foi fundador do ProDeaf.net, o primeiro aplicativo tradutor de português para língua de sinais do Brasil. Artigo com a colaboração de Amirton Chagas.

Imagem de abertura: 227854600 via Shutterstock.

O post 6 razões para aceitar bitcoin na sua startup apareceu primeiro em Startupi.com.br.

cfbb dQmszHMftc

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot