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7 regras básicas que aprendi sobre como gerar negócios em torno do seu blog


Muitas pessoas que me conhecem e vêm até aqui, perguntam para mim como é possível ganhar dinheiro com blog ou no mínimo como se tornar relevante no mercado onde atuam escrevendo artigos para a internet. Sendo assim, neste post, tentarei passar as sete regras básicas que aprendi ao longo dos últimos cinco anos à frente deste blog e também de empresas ligadas a área de tecnologia que têm na internet, a sua principal fonte de geração de clientes.

1. DÊ PARA DEPOIS RECEBER
Muita gente ainda pensa que é só colocar um site na internet que logo ele começará a atrair visitantes, que se converterão em clientes e fãs. Evidentemente não é bem assim. Se você parar para pensar um pouco em como funciona a internet, perceberá que toda ela gira em torno apenas de uma palavra: conteúdo. Logo, para você ter sucesso na grande rede, precisa, obrigatoriamente produzir conteúdo para que as pessoas que estão buscando aquela determinada informação que escreveu lhe encontre. Se você não tem condições de gerar conteúdo, contrate uma empresa que faça essa geração de conteúdo para você, mas sempre fique atento a questão que se você não der nada, não vai receber nada. A época em que você pagava algo para receber e somente isso, acabou. Agora, os seus melhores clientes, precisam antes ser seus fãs para que a roda da fortuna gire sem atrito.

2. MANTENHA UMA AGENDA FIXA DE PUBLICAÇÕES
As coisas hoje em dia estão cada vez mais rápidas. Eu comecei na época que em você esperava quatro dias para que o Google pudesse ler o mapa de links (sitemap) do seu site e começasse a fazer a sua indexação. Hoje, em dez minutos após a submissão do mapa de links do site, o Google já faz a leitura dele e inicia o seu ranqueamento. Entretanto, como o seu blog é novo, você precisa iniciar com uma cadência forte de produção de conteúdo para que a internet faça o resto para o seu negócio. Eu recomendo, que inicialmente, qualquer blog, qualquer site, de qualquer área, escreva pelo menos duas vezes por dia, cinco dias por semana para mostrar-se para o Google como uma fonte confiável sobre determinado conteúdo. Só depois que você perceber que as suas visitas começaram a vir “sozinhas” para o seu site, ou seja, que ele se tornou estável na internet, é recomendável que você diminua as publicações para uma por dia, depois uma a cada dois dias e depois até duas por semana (o que não recomendo). O ideal mesmo é manter-se publicando conteúdo novo três vezes por semana pelo menos.

3. ANALISE O DESEMPENHO PERIODICAMENTE
Se você não analisa o resultado do seu trabalho como saber se ele está lhe conduzindo para a sua meta? Instale o Google Analytics no seu site e monitore a quantidade de visitas dele, além de quais palavras-chave estão trazendo mais visitantes e de onde eles se originam. Isso lhe dará noção sobre quais artigos são mais lidos pelo seu público e também o que seus visitantes estão buscando na internet quando chegam até ali. Outra coisa bacana, é visualizar o nível de fidelidade do seu blog, confrontando o número de visitantes novos com o número de visitantes recorrentes. Aqui no Insistimento, por exemplo, 13,49% das visitantes ou 9.860 pessoas são visitantes que já visitaram outras vezes o site e retornaram.

4. INSCREVA-SE NO ADSENSE
O AdSense não é a melhor rede de oferta de publicidade online, mas é uma ótima oportunidade para quem deseja ter pouco ou nenhum trabalho para gerenciar a publicidade do seu blog e ganhar alguma “grana” com isso. Blogueiros com média de 30 mil visitas por mês chegam a ganhar um salário mínimo só com receitas do AdSense. Blogueiro hoje, definitivamente, se tornou uma nova profissão e para quem quer ao menos pagar as contas do provedor de hospedagem e da assinatura do provedor de internet de casa, esta é uma renda mais do que confortável já que não há quase nenhuma ação da sua parte para fazê-la.

5. PERMITA QUE O MODELO DE NEGÓCIOS ACONTEÇA POR SI SÓ
Não force o modelo de negócios do seu blog, permita que ele surja e aconteça naturalmente. Você vai perceber que o seu próprio público irá lhe indicar maneiras de rentabilizá-lo. Eu, por exemplo, já publiquei e-books em 2011 por aqui, mas por conta de problemas nas minhas empresas tive de parar de publicá-los em 2012 por não haver tempo suficiente para escrevê-los e produzi-los. Em 2013 estou voltando a ativa a partir de fevereiro com a publicação de e-books, classificados, guia de empresas e cursos online vendendo esses produtos de forma pontual como também como serviços de assinatura. Ideias essas que saíram da cabeça dos próprios visitantes do site e que provavelmente, em 2013, sustentará este blog totalmente sozinho. Colha feedback dos seus visitantes e vá tentando entender as suas necessidades para gerar negócios que lhes atendam totalmente sempre pensando que um valor justo não é aquele em que só um lado ganha, mas onde todos saem ganhando.

6. MANTENHA-SE CONECTADO AO SEUS VISITANTES
Responder comentários, escrever novos posts baseando-se no feedback dos seus clientes e manter-se conectado ao facebook e twitter é o básico que um editor de blogs deve fazer hoje em dia. É preciso realmente entender que é essa conexão de amizade com os seus leitores que dará o respaldo necessário para a sua contratação no futuro por eles. Sem isso, você vira apenas uma grande e distante revista de banca de jornal (que neste caso está na internet) ao invés de uma pessoa próxima em que o leitor tem plena confiança.

7. CRIE UMA NEWSLETTER
Uma tarefa que eu mesmo ainda não consegui manter uma constância, mas que sei que é altamente necessária e em fevereiro voltarei a publicá-la. Isto porque uma newsletter permite que o seu visitante/leitor, receba o seu conteúdo por e-mail sem a necessidade de ter que visitar o seu blog frequentemente para saber das novidades. Além disso, você pode utilizar a newsletter para comunicar seus leitores sobre assuntos fora do tópico do blog, como lançamentos de novos produtos, recomendações de alguma pesquisa, download de material gratuito, etc. A newsletter é uma excelente ferramenta para manter-se conectado com o seu público e comprovar a sua relevância no mercado.

Evidentemente existem outras regras para quem quiser ter sucesso com o seu blog/site e uma boa fonte de informação pode ser encontrada no site da Escola Dinheiro do amigo português Paulo Faustino. O cara é um especialista no assunto e já conquistou muitas metas financeiras através dos seus projetos web. E se você tem alguma outra dica que não viu por aqui, escreva nos comentários qual a sua experiência com a questão.

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