X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

8 dicas práticas para seguir uma dieta saudável


Ok! Você já decidiu que quer se alimentar bem. Quer emagrecer, quer sentir-se melhor, quer ficar mais saudável. Mas o que fazer para conseguir conciliar essa nova meta com os tantos outros afazeres diários? Primeiramente, para que sua alimentação seja correta e específica para o seu peso, idade e problemas de saúde, o ideal é que você procure um profissional nutricionista, que irá adaptar um cardápio para as suas necessidades. Mas e depois, quando você já tiver a dieta em mãos, como fazer para seguir as orientações sem que isso tome muito tempo do seu dia? Aí vão algumas dicas que podem lhe auxiliar nessa nova empreitada:

  1. Estabeleça um local para fazer suas compras, principalmente de alimentos que estragam logo, como frutas e hortaliças. Procure um lugar perto de casa, ou perto do trabalho, que tenha um acesso fácil. Melhor ainda se você puder ir a pé até o local, assim você já estará fazendo uma atividade física.
  2. Se você não está muito acostumado a comer frutas, legumes, vegetais, comece por aqueles de que gosta mais e, aos poucos, vá diversificando as opções. Experimente novos sabores, insista em provar alimentos novos. Às vezes, precisamos provar um alimento mais de uma vez para começar a aceitar seu sabor. O importante é que você não deixe de ingerir esses alimentos porque são eles que irão lhe fornecer vitaminas e minerais importantes, além de também ajudar na hidratação do seu corpo.
  3. Se você costuma almoçar em restaurantes tipo buffet, como conseguir seguir a dieta sem querer experimentar um pouco de tudo? Tem pessoas que quando vão a buffets fazem a maior mistura no prato, pegam três tipos de carne, duas massas, um pouco de maionese, farofa, arroz, feijão! Para evitar esse desejo de provar um pouco de tudo, primeiro dê uma rápida olhada em todo o buffet e, entre as opções, veja o que lhe agrada mais (sem fugir da dieta, claro). Não misture os grupos de alimentos. Pense assim: um dia você pega a massa, no outro o arroz e feijão, no outro a batata, e não tudo isso no mesmo dia!
  4. Outra dica importante vale para os momentos em que você está em casa. Fica difícil seguir uma dieta quando você tem em sua despensa somente alimentos que não são saudáveis. Mesmo que em sua casa somente você esteja seguindo uma dieta, é importante que sua família também tenha o hábito de ingerir alimentos saudáveis no dia a dia. Alimentação adequada é para todos, não somente para quem precisa perder peso ou tenha problemas de saúde.
  5. Não se engane! A maioria das pessoas só presta atenção no que está comendo nas grandes refeições e se esquece das “beliscadas” durante o dia. Para evitar o consumo de lanchinhos nada saudáveis, evite comprar este tipo de alimento, principalmente os industrializados com excesso de sal, gordura ou açúcar. Cuide também da escolha das bebidas: lembre-se que a água é a melhor opção. Mesmo os refrigerantes ou sucos diet não são opções saudáveis, somente não contêm calorias.
  6. Muitas pessoas acreditam que para seguir uma dieta adequada é necessário gastar muito dinheiro. Não é verdade. Não compare o preço das frutas e verduras com o preço das bolachas, do chocolate. Pense que deixando de comprar certos alimentos não necessários, esse valor será gasto com outros mais saudáveis. Por exemplo, evitando comprar refrigerante para toda a semana, gaste este valor para comprar frutas e beba água, que pode ser de graça! E sempre que puder, prepare a sua refeição em casa. Você irá economizar e ainda terá certeza do que está comendo, saberá todos os ingredientes que utilizou e poderá inclusive diminuir alguns, como o óleo, o sal e o açúcar.
  7. Mantenha sua cozinha organizada. Se necessário, compre alguns utensílios que irão lhe auxiliar no preparo das refeições. Quando você tem tudo em mãos, fica mais rápido e prático preparar uma refeição.
  8. E por último, existem tecnologias no preparo e armazenamento de alimentos que nos ajudam a manter a alimentação o mais natural possível. Uma delas é o uso do congelador. Você pode escolher um dia da semana para deixar tudo pronto para os outros dias e guardar no congelador. Na hora de comer você pode deixar descongelando previamente no refrigerador ou utilizar o microondas. Outra opção boa e prática são os alimentos já cozidos e prontos para consumo, armazenados a vácuo. O uso destes produtos irá facilitar seu dia!
  9. Seguindo estes conselhos ficará mais fácil seguir uma dieta saudável!

    Lembre-se que o esforço é sempre necessário para que façamos mudanças em nossos hábitos, mas existem formas de amenizar o desgaste realizando esses esforços, o que é muito importante para quem dispõe de pouco tempo para cuidar da alimentação. E não desista! Seu compromisso com a sua meta e a sua dedicação com certeza trarão vários benefícios para sua saúde!

    e mLYCitpF

    Via RSS de Insistimento

    Leia em Insistimento

    Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot