X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

9 dicas para lidar com investidores


Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Finalmente o seu sonho empreendedor se realizou, seu negócio cresceu, deixou para traz a época da informalidade total, dos rendimentos irrelevantes e dos riscos da não decolagem.

A empresa com a qual você sonhou se materializa a cada novo dia de trabalho, com evolução sólida, reputação lustrada e uma equipe engajada geradora de ótimos resultados.

O cenário não poderia ser melhor, mas como você de longe não é um acomodado, iniciou há algum tempo a preparação profissional para enfrentar a maratona de um processo de busca de investidores de risco. Nada mais coerente, uma vez que chegou à conclusão de que para crescer de forma mais robusta e adquirir a musculatura financeira necessária para enfrentar os concorrentes hostis, terá que convencer alguém a apostar com dinheiro na sua empreitada.

investidores

A historinha acima revela um quadro natural e cada vez mais comum em negócios que avançam para a maturidade empresarial, mas esse momento exige alguns cuidados.

Vamos lá:

1. Antes de iniciar qualquer aproximação, por mais descompromissada que seja com investidores profissionais, prepare-se. Municie-se de dados concretos, realistas e de preferência esteja equipado de toda a estrutura de argumentação que profissionais especializados podem lhe fornecer.

2. Investidores não se emocionam com histórias, modinhas de gestão, epopeias empresariais, malabarismos empreendedores e sonhos a se alcançar. Investidores operam com números, projeções realistas, extrema coerência negocial-operacional e um certo ceticismo saudável que os protege de cair em roubadas. Sim, durante o processo de negociação com um grupo de investidores você terá que vencer a barreira da desconfiança.

3. A frieza nata das equipes de investimentos de risco não caracteriza um defeito. Trata-se antes de um comportamento que uma vez compreendido e bem explorado traz benefícios não apenas ao negócio, mas também para os gestores e sócios fundadores. Ou você gostaria de ter ao lado da sua mesa um camarada que nunca viu mais gordo, e que de tão envolvido e “emocionado” com o negócio passa o dia lhe dando palpites e exigindo explicações?

4. Ao iniciar uma negociação de investimentos mantenha-se frio e rigorosamente atento aos fatos objetivos. Durante o processo trabalhe e peça para que todas as tratativas sejam documentadas, inicialmente por correspondência, e em caso de evolução em documentos preliminares até que a fase conclusiva gere os instrumentos definitivos;

5. Ao longo de sua interlocução evite tanto o arrojo exagerado, como o conservadorismo excessivo. A regra aqui é coerência, equilíbrio e bom senso;

6. Caso o investimento ocorra, saiba que o plano de negócios que foi validado entre as partes configura-se como uma promessa que será cobrada. Portanto evite prometer resultados futuros excessivamente agressivos.

7. A forma de relacionamento operacional e de trabalho entre sócios fundadores ou remanescentes e os representantes do investimento deve ser tratada em detalhes na documentação. Depois de tudo acertado, disciplina e rigor neste assunto.

8. Uma empresa que apresente dados confiáveis e onde seus gestores atuam diante dos investidores com forte transparência e pontualidade na hora de apresentar os relatórios combinados sobre a atividade, dificilmente será alvo de tentativas de intervenção. Ou seja, quando você for confiável e sério, menos chateação receberá daqueles que estão arriscando o patrimônio. Entenda que eles, da mesma forma que sua equipe, terão de prestar contas sobre o investimento que fizeram.

9. Preferencialmente contrate um negociador profissional. Ao remunerá-lo não faça apenas pelo sucesso e pague honorários fixos pela preparação envolvida. Isso garantirá o compromisso pelas melhores propostas e condições.

É isso, mas antes de encerrar deixo aqui a última, mas talvez a mais importante de todas as dicas: Procure investimentos antes de necessitar disso para sua sobrevivência.

Boa sorte e até o próximo.

Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

Para ler outros textos da coluna da Plataforma Brasil no Saia do Lugar, clique aqui.

Você também vai gostar de ler:


  1. espanta-investidores

    Dicas para seu otimismo não espantar investidores

    Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar. Já presenciei … Continuar lendo


  2. prazos

    8 dicas para lidar com prazos estourados

    Na vida empresarial como ela é, os prazos precisam adquirir alguma elasticidade. A questão é como tratar disso, minimizando os desgastes. Continuar lendo


  3. Lidando com os erros

    10 dicas para lidar com os erros

    Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar. Como sabemos, tocar … Continuar lendo

jWajxrKPWTk

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot