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(9) Faça follow-up em todos que te procuram dentro de 24 horas.


Follow-up é um problema para todo mundo, principalmente para o vendedor. 

Semanalmente todos nós somos apresentados para novas pessoas e oportunidades. Seja na empresa, na faculdade, na academia, no final de semana, no clube… As oportunidades realmente estão batendo as nossas portas. Entretanto, poucos, bem poucos, levam a frente as próprias oportunidades que levantaram.

95% dos vendedores do mundo desistem de contatar um cliente depois da quinta tentativa. 
Ou seja, se você NUNCA desistir de um cliente, se você não bancar o vendedor pangaré, você provavelmente estará sozinho tentando entrar no novo cliente. 

Para resolver a questão, recomendo duas coisas: TECNOLOGIA & ATITUDE. 

– Para resolver a questão de Tecnologia, eu recomendo a você utilizar algum tipo de agenda eletrônica, software de gestão de tarefas ou software de CRM para lembrá-lo de sempre dar continuidade as conversas que você mesmo iniciou. 

Essa história do “faz tempo que não nos falamos” é uma viagem. Trabalhe duro para cultivar os seus relacionamentos para que nunca mais você escute esse tipo de feedback. 

Eu raramente ouço esse tipo de comentário. 

Por conta dos e-mails frequentes que eu envio & atualizações diárias que faço em  diferentes redes sociais, quando eu encontro cara-a-cara uma pessoa que não vejo há tempos, o cara já começa o papo falando das coisas que eu fiz e que ele ficou sabendo via internet ou e-mail. 

Eu conheço uma média de 50 novas pessoas por mês. Quando eu conheço uma pessoa pela primeira vez, eu troco cartões, pego o email do cara, pergunto se posso cadastrá-lo para receber os meus artigos, e imediatamente jogo o cara na minha base de e-mails. Hoje são mais de 185 mil pessoas cadastradas. 

Eu nunca comprei base de e-mails de ninguém. Todos os e-mails entraram na minha base por livre e espontânea vontade ou indicação de alguém.

– Para resolver o problema da atitude, a primeira coisa a fazer é levar a coisa toda na boa.

Se acontecer de ser rejeitado, relaxa. Muito provavelmente o problema não é pessoal, apenas negócios. Dane-se a rejeição! Assuma que a causa do problema é o xaveco furado que você mesmo usou, refaça o argumento, e parta para cima do próximo cliente. 

Que eu me lembre, nos últimos 30 dias eu fui abordado por 3 corretores de imóveis, 2 vendedores de seguros, 3 agências de publicidade e 1 provedor de internet. A princípio todos demonstraram uma imensa boa vontade e ansiedade para empurrar alguma coisa para cima de mim. 

Quando isso acontece, eu não perco a oportunidade de fazer o “teste do follow-up” para conhecer melhor as “técnicas” de vendas do vendedor. 

Logo na primeira ligação eu já vou dizendo, “Cara, eu estou muito ocupado agora. Mas se você me ligar no fone XYZ daqui exatamente três horas eu atendo você”. 

Três horas depois, um ou outro liga, e quando isso acontece eu digo novamente que estou ocupado e peço para o cara ligar no dia seguinte as 14:00 hs. 

No dia seguinte, apenas um ou dois vendedores ligam. A grande maioria dos vendedores já estão me achando “chato” demais. Quando isso acontece, eu finalmente deixo o cara falar alguns minutos de abobrinha e peço para ele enviar o catálogo de produtosda empresa prometendo que vou perder o meu tempo lendo aquela droga. 

Peço para ele me ligar em 5 dias. 

Ninguém liga. 

Portanto, não desista. As vezes o cliente está testando o vendedor para descobrir o quanto o cara é realmente comprometido  com aquilo que faz. 

Se você acredita que você vende algo que realmente ajuda o cliente a resolver um problema específico, faça follow-up até que o cliente diga a você que já resolveu o problema.

Seja MBA em Follow-up!!! Dê continuidade a absolutamente TODOS os contatos com TODAS as pessoas que passam pela sua mão.

Ser um MONSTRO em termos de follow-up é uma das características mais fodásticas que você poderia ter como profissional e ser humano.

A grande maioria das pessoas não dão continuidade as coisas que começam. Faça parte do time que termina as coisas que começam.  

ARREBENTA!!

 

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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