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A evolução do marketing tradicional para o inbound marketing


A evolução do marketing tradicional para o inbound marketing

O marketing está evoluindo e a etapa mais recente é o Inbound Marketing.

“O objetivo do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto e o serviço se encaixa nele e se vende sozinho…”

A maioria das pessoas sabem o que é e entendem o marketing tradicional – afinal de contas, nós vivemos inundados por eles na forma de propagandas de TV e rádio, anúncios impressos, outdoors e propaganda online. Mas quantas empresas realmente entendem o que é Inbound Marketing, e tem conhecimento profundo de como gerar consumidores leais e converter “leitores” em compradores?

Inbound Marketing é, na verdade, um conceito simples composto de três elementos:

  1. Seja encontrado
  2. Converta
  3. Analise os resultados
Sears Catalog e Inbound Marketing

Sears Catalog e Inbound Marketing tem muito em comum.

Você pode ficar supreso de saber que Inbound Marketing não é um conceito novo. Na verdade, essa ideia nasceu lá nos anos 1850, quando Cyrus Hall McCormick inventou a máquina de ceifar. De cordo com o “ecologista social” e escritor Peter F. Drucker, McCormick usou os princípios fundamentais em uma versão primitiva para gerar interesse dos consumidores em seu equipamento agrícola. Três décadas depois, Richard W. Sears e Alvah Roebuck publicavam seu catálogo usando as mesmas ideias, e o Sears Catalog se tornou mundialmente famoso.

Em meados dos anos 1950/60, o próprio Drucker defendia a ideia de que “…o marketing deveria resultar em um cliente pronto para comprar…”. Ele afirmou que “O objetivo do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto e o serviço se encaixa nele e se vende sozinho…” (“The Marketing Concept”, de Peter F. Drucker, 1974).

A maioria dos anúncios e marketing, como nós conhecemos historicamente, é a ideia do maketing tradicional ou marketing “de interrupção”. É a tradicional propaganda que aparece entre as músicas no rádio, o intervalo dos programas de tevê e o anúncio nas revistas e jornais. É a ideia de que, chegando na maior parte das pessoas (que podem ou não estar interessadas no produto), você se tornará popular e conquistará vendas. Mas como as pessoas usam o botão “mudo” de seus controles remotos, seu público-alvo não está sendo impactado pelos anúncios.

O conceito de Inbound Marketing e a morte do Marketing Tradicional

Com a internet começa a Inbound Marketing.

Com a internet começa o Inbound Marketing.

Mas então, alguma coisa mudou. Os ex-estudantes do MIT, Brian Halligan e Dharmesh Shah, releram a história com a internet incluída e criaram um conceito chamado de Inbound Marketing. As pessoas começaram a usar os sites de busca, não apenas para o entretenimento, mas também para a pesquisa. Eles passaram a procurar por serviços e produtos que os interessava ao mesmo tempo em que foram ignorando o Marketing Tradicional. De repente, a ideia de Peter F. Drucker de permitir que seu produto seja encontrado passou a ser possível novamente.

Agora, o elemento chave a ser desenvolvido passa a ser “como ser encontrado”. Profissionais do marketing estudaram os algaritmos que os sites de pesquisas utilizam para encontrar sites e descobriram que se eles derem aos sites de busca o que eles “querem” e às pessoas o que elas precisam, mais gente vão descobrir esse site em particular.

Hoje em dia, profissionais do marketing usam métodos variados para otimizar seus sites para que as pessoas que estão procurando seus produtos ou serviços possam encontrá-los facilmente. Então, quando as páginas são localizadas, o processo de venda começa, permitindo que os visitantes assinem o site para mais informações (chamado marketing de permissão). Essa é uma venda psicologicamente mais fácil porque o cliente já está procurando a informação.

As mídias socias entram no jogo

Há algo como cinco anos, as mídias sociais entraram no jogo como uma importante parte do Inbound Marketing. As pessoas estão perguntando e recebendo opiniões de amigos e conhecidos sobre o tipo e a marca do produto que pretende comprar. Esse tipo de indicação ou boca-a-boca ”digital” tem ainda mais força na decisão de compra do consumidor.

As empresas que se engajam nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc) estão descobrindo rapidamente como trabalhar nesse ambiente para construção de uma comunidade de consumidores engajada e participante tanto no desenvolvimento de novos produtos e serviços quanto na venda propriamente dita.

O desafio do Inbound Marketing evoluirá enquanto a nossa era digital segue. Vai ser interessante acompanhar.

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Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing

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