Tom Le Bree, diretor de estratégia da Rehabstudio, abriu a 3ª edição do New Brand Communication falando sobre o que sua experiência como DJ lhe ensinou sobre o mundo corporativo. Por ter trabalhado tanto tempo em uma área que exige muita criatividade, Tom sabe que a abordagem inovadora da Rehab é essencial em qualquer empresa. E isso nem é taõ difícil de alcançar. Para ele, o Brasil um dos países mais criativos do mundo e a inspiração vem dos problemas que surgem a cada dia. “Todo problema é uma oportunidade para inovar”, explica. O inglês mostrou à plateia que branding é levar a marca a um nível emocional: “Para mim, uma marca é apenas uma forma de transformar a sua vida em uma história”.
Tom disse que, em um mundo onde qualquer pessoa pode criar informação, ele prefere encontrar os personagens por trás dos blogs que visita e não dispensa os exemplos que surgem no dia a dia. Uma de suas grandes influências é sua avó, que costumava dizer “não diga o que você quer, mostre isso, não diga que me ama, me mostre esse amor”. Ele acredita que é isso que todo empreendedor precisa fazer: mostrar ao consumidor a qualidade de seu produto ao invés de apenas falar sobre ela. Sobre os profissionais de comunicação, ele diz que tudo pode ser mais simples do que parece: “Comunicação é o que eu posso criar ao redor da sua mensagem para que o público a entenda”. Mas isso só funciona se você for persistente. Tom diz que “só é possível saber de algo está realmente errado quando erramos pela segunda vez”.
“Só é possível saber de algo está realmente errado quando erramos pela segunda vez” – Tom Le Bree
Ainda na parte da manhã, o NBC 2011 contou com a apresentação de Ignacio Oreamuno, fundador do I Have an Idea, site que reúne profissionais de propaganda do mundo inteiro em torno de uma ideia. O canadense também criou o Portfolio Night, um evento que recruta estudantes de propaganda para as maiores agências, e o Tomorrow Awards, um prêmio em forma de rede social que celebra as conquistas desses profissionais.
Para começar, Ignacio disse que pretendia mudar o que a maioria de nós pensa sobre criação. Ao contrário do que muitos pensam, o mundo da comunicação não se transforma tão rapidamente quanto imaginamos, “afinal, nós ainda usamos a internet para mandar emails”, explicou. Com um vídeo sobre colaboração de massa (que você vê abaixo), ele mostrou a importância de criar ambientes de menos competição e mais trabalho de equipe. Para ele, “as agências do futuro não são 300 pessoas em um prédio, mas 30 pessoas talentosas compartilhando um sistema”.
Ignacio destacou como a colaboração faz diferença no processo de criação de qualquer empresa: “Ter boas ideias é ótimo, mas poder contar com as ideias de uma equipe é melhor ainda”. E essa dinâmica funciona muito melhor na web. Segundo ele, “no mundo offline, você coloca 10, 15 pessoas em um sala com café, mas não pode mantê-las lá o dia todo e fazer com que elas colaborem com boas ideias”.
“As agências do futuro não são 300 pessoas em um prédio, mas 30 pessoas talentosas compartilhando um sistema” – Ignacio Oreamuno