X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A hora certa de abrir uma nova unidade


Shutterstock

Depois de alguns anos de operação, é comum os empreendedores pensarem em estratégias de expansão do negócio. Abrir uma filial é uma dessas ações. Muitos pensam em como e onde montar mais uma unidade da empresa e conquistar novos públicos e perfis de consumidores. Mas isso deve ser feito com calma e planejamento. Afinal, o sucesso da primeira loja não é capaz de garantir a rentabilidade da segunda unidade.

Para ajudar empreendedores a tomar a difícil decisão de expandir o seu ponto comercial ou de serviço, a revista Inc preparou uma lista com importantes tópicos que devem ser levados em conta.

1. O negócio atual deve funcionar perfeitamente

Antes de iniciar os planos de inaugurar um novo ponto comercial é preciso certificar-se de que a loja atual está em perfeita ordem e obtendo o sucesso almejado. Do contrário, será um erro investir em uma nova unidade. O projeto de expansão da rede deve conter um novo plano de negócio. Isso porque os fatores como público-alvo, funcionários e localização são diferentes. Mas é importante fazer também o cruzamento de dados para descobrir aqueles que são comuns aos dois espaços. Isso irá economizar tempo e investimento.

2. O fluxo de caixa deve ser capaz de conter todos os gastos

Evitar empréstimos bancários e o aporte de investidores anjo é importante para que o empreendedor tenha o controle dos gastos da expansão do negócio. Isso fará com que ele tenha certeza da real necessidade de uma nova unidade. O ideal é que o fluxo de caixa do negócio seja capaz de cobrir todos os gastos e investimentos da próxima unidade.

3. O ramo de mercado do negócio deve estar crescendo

Todo empreendedor tem a premissa de amar o que faz e o setor em que está investindo, mas isso não basta para inaugurar uma nova unidade. Para evitar erros é preciso ter certeza se há ou não uma tendência de mercado capaz de estimular o sucesso de uma nova unidade. Isso pode ser analisado por meio de pesquisas de mercado, dados de venda de concorrentes e perfil de consumo do público-alvo.

4. É preciso ter alguém de confiança para administrar o segundo ponto comercial

A abertura de uma nova unidade deve ser compreendida pelo empreendedor como a inauguração de um novo negócio. Ter a oportunidade de estar à frente desse novo projeto é essencial para que problemas sejam resolvidos com rapidez e para que o espaço funcione corretamente. Mas, como é impossível estar presente a todo instante nos dois locais, uma alternativa é colocar pessoas de confiança para realizar o gerenciamento de novos projetos. Essas pessoas devem ter o desejo de sucesso e compartilhar os mesmos sonhos que o empreendedor.

5. A escolha do local deve priorizar a necessidade da população

Abrir uma segunda unidade em um espaço onde já existam lojas da empresa concorrente será um grande desafio para o começo dos trabalhos. Caso o empreendedor opte por essa forma de expansão, é aconselhável que ele busque atrair novos clientes localizados ao redor do estabelecimento e também que traga consumidores antigos e fiéis para conhecerem o novo ponto comercial. Mas, para evitar a briga por espaço, o empreendedor deve optar por fazer a expansão por áreas ainda não descobertas pela concorrência. Isso fará com que a loja tenha espaço para crescer e cativar novos e diferentes fregueses.

E você, empreendedor, já pensou em qual será a estratégia para expandir os negócios?

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot