X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A importância e visibilidade de um Feed RSS


Você ainda não sabe o que é RSS? É obrigação de todo blogueiro saber o que são os Feeds. O que ele faz? Simplesmente junta todos os sites ou blogs que você visita em uma pequena (ou grande) lista e você pode acessá-los de um só lugar, sem precisar entrar no site ou blog específico que você queira ler. Isso poupa um tempo danado. E como hoje em dia tempo é a última coisa que pode ser desperdiçada, os feeds devem quase que obrigatoriamente fazer parte do seu dia-a-dia. Vamos ver o que é RSS e o que são os Feeds.

aac feedsrss

Como os feeds são disponibilizados?

Para especificar o que é RSS, precisamos saber sobre isto. Cada site ou blog decide se vai disponibilizar os Feeds ou não. Geralmente eles estão no formato Atom, XML ou RSS. Tudo o que você deve fazer é ter um “agregador de feeds”, que funciona mais ou menos como um gerenciador de emails. Nele você adiciona os feeds de acordo com o link disponibilizado pelo blog ou site. Por exemplo, aqui no Marketing Digital 2.0, os feeds são disponibilizados por esse link: http://feeds2.feedburner.com/blogmarketingdigital. Então basta você inserí-lo no campo correspondente para adicionar um novo Feed em seu agregador e sair lendo.

Tipos de agregadores de Feeds

Existem duas formas de você ler seus Feeds preferidos. Utilizando agregadores online ou programas instalados no computador. Hoje existem vários agregadores online. O Google Reader (online) e o FeedReader (Desktop) atualmente são as minhas ferramentas de Rss preferidas. São rápidos e organizados, portanto não preciso mais do que isso para a simples tarefa de ler uns Feeds. Cabe a você escolher o formato de agregador de Feeds que mais lhe agrada.

Qual a vantagem de disponibilizar um Feed no Blog?

A principal questão de disponibilizar ou não os Feeds é esta. Por que devo disponibilizar os Feeds do meu blog se, assim, o pessoal só vai ler pelo agregador e eu não vou receber nem visitas e nem dinheiro, já que ninguém vai clicar nos meus anúncios?

Feeds lembra a palavra “fidelizar”, não é mesmo? Então, essa é uma das características de um serviço de Feeds. Um leitor só assina seus Feeds porque gosta muito de seu blog e quer lê-lo todo dia! Claro que talvez o número de visitas acabe diminuindo, mas isso nem sempre é ruim.

Eu assino os Feeds de vários blogs, e quando me dá na telha, eu sempre dou uma passadinha no blog para comentar ou ver os arquivos antigos do blogueiro, já que não são disponibilizados nos Feeds. Seus leitores que assinam seus feeds vão fazer o mesmo quando tiverem vontade.

Além da Vantagem de fidelizar, destaco aqui outras principais vantagens:

  • O RSS é uma economia significativa de tempo e de navegação na busca de informação. Na área de trabalho, o usuário terá os artigos para decidir quais informações quer ler;
  • O RSS é livre de spam, porque você não tem que dar o seu e-mail. Diferente das assinaturas de e-mail, além de receber a notícia, você também pode receber SPAM ou outras informações indesejadas. Quando assinar um RSS feeds você irá receber apenas o que lhe interessa.
  • O cancelamento da inscrição é rápido e fácil. Nas assinaturas de e-mail, muitas vezes o assinante deve especificar as razões pelas quais você deseja cancelar e, em seguida, deve confirmar o seu pedido. Em contraste, o RSS basta remover a url do seu leitor de feeds. É muito simples;

Como aumentar os número de assinantes do meu Feed?

Vou mostrar aqui algumas técnicas para aumentar o número de seus assinantes. Um bom número de assinantes dos Feeds RSS mostra com clareza o poder que um blog tem em fidelizar novos visitantes. Assim pode-se deduzir também que este blog tem textos de extrema qualidade, pois quase ninguém assina um blog que não acrescente um ótimo conteúdo a cada nova postagem. Aumentar esse número significa um salto na credibilidade de seu blog. Um pequeno trabalho de apenas alguns minutos pode fazer uma grande diferença. E aproveite para criar uma estatística interessante e disponibilizá-la aos seus leitores!

Visiblidade dos botões

Essa é a primeira coisa que você deve prestar atenção: os botões de assinatura dos Feeds e do recebimento por e-mail devem ser bem atraentes e estarem devidamente destacados na barra lateral de seu blog. Crie botões personalizados e originais para essa grande causa. Pior ainda são blogs portugueses com botões em inglês. Usando o Fireworks ou Photoshop você consegue criar botões super simples, pegue um botão comum de Feeds e coloque a mensagem de assinatura logo ao lado. Em 5 minutos você tem tudo pronto. Depois é só alinhar na barra lateral.

Depois de ler, a assinatura

Um ponto que pode realmente direcionar muitos novos visitantes à assinatura de seus feeds é o espaço após o fim dos textos. Caso o leitor se sinta realmente satisfeito com a leitura, muito provavelmente se sentirá tentado a fazer a assinatura.

Vários blogs têm imagens muito atraentes nessa região, ou apenas um simples texto convidando o leitor a assinar os feeds.

Assinatura por E-mail

Alguns podem ter preguiça de efetuar a assinatura por e-mail. Quanto mais fácil for este trabalho, mais assinaturas você pode conseguir. A melhor forma de fazer isso é ter uma caixa de texto para o visitante escrever direto o seu e-mail e já receber.

Use o Wp-greet Box no WordPress

Com este plugin, você pode mostrar uma mensagem de boas vindas para seus leitores. Esses textos podem ser diferentes dependendo do local de onde eles vieram: se o visitantes vieram pelo diHITT, você pode pedir para votarem no artigo; se for pelo Twitter, peça para te seguirem ou retwittarem o post. No mais, você pode usar o plugin para convidar todos os leitores (independente de onde vieram) para assinar seus Feeds RSS.

O estilo da caixa que aparece é bem bonito e você pode usar vários ícones, dependendo de onde veio o visitante. E o melhor: não precisa lidar com códigos pois, ao ativar o plugin, ele automaticamente colocará a mensagem no topo de seus posts.

Feeds Completos

O maior erro cometido pelos blogueiros iniciantes (e talvez os mais avançados) é disponibilizar apenas a introdução de seus textos nos feeds. Isso afugenta muitos e muitos assinantes. Hoje, simplicidade é tudo. E uma coisa muito chata é ter que abrir uma página sempre que precisar lê-la. De que vale o Feed, então?

Eu chego a ficar triste ao ler um bom blog e, ao assinar os Feeds, ver aquela porcaria de duas linhas toscas. Não faça isso em seu blog, ou nunca assinaram seus Feeds.

Tenha uma página completa explicando aos seus leitores o que são os Feeds e como assiná-los da forma mais simples possível. Isso é importante principalmente em nichos onde os leitores ainda não conhecem os benefícios dos Feeds (como blogs pessoais, de humor ou de notícias). Muitos podem se sentir tentados a aprender sobre o assunto e já sair com a assinatura de seus textos.

E depois que a página estiver pronta, coloque um link chamativo para ela junto às suas imagens de assinatura na barra lateral e no fim dos artigos. Algo como: “Ainda não sabe o que são Feeds? Clique aqui e veja como eles podem facilitar a sua vida de leitor!”. Como você deve ter notado, este é um recurso muito útil para acessar conteúdo específico no meio do emaranhado de informações que a internet se tornou.

Imagem: Copyright Notice Fotofolia

E-book

ffc EqSfHGLQCA

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0

Leia em Blog Marketing Digital 2.0

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot