X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A internet morreu ontem à noite – de novo – por causa de um segundo “bissexto”


Na sexta à noite, a internet foi vítima de uma tempestade nos EUA: ela derrubou servidores da Amazon que hospedam sites e serviços como Instagram e Netflix. Ontem à noite, a internet caiu de novo, derrubando sites como Reddit, Foursquare, LinkedIn e até nossos irmãos do Gizmodo americano. Mas desta vez, não foi por causa de eventos da natureza. Desta vez, foi por causa de um segundo “bissexto”.

Um dia é o período de rotação da Terra ao redor do seu eixo. Só que a rotação da Terra tem diminuído de velocidade: ou seja, os dias estão ficando um pouquinho maiores que 24h. Como a humanidade mede o tempo usando relógios atômicos estáveis, às vezes é preciso adicionar neles um segundo a mais.

À 0h no meridiano de Greenwich (21h em Brasília), todos os relógios atômicos do mundo inseriram um segundo adicional – basicamente, eles ficaram parados por um segundo – para se manterem em uníssono com a rotação do planeta. Isto já aconteceu 24 vezes desde 1972, e é avisado com até seis meses de antecedência.

Muitos dispositivos tecnológicos – como servidores, redes e laptops – sincronizam seus relógios com um relógio atômico. O problema é que nem sempre eles sabem lidar com o segundo adicional: eles veem duas vezes o mesmo tempo.

Aí o resultado foi desastroso. Alguns sites saíram do ar por horas, enquanto administradores trabalhavam para resolver o caos que apenas um segundo conseguiu causar. O Gizmodo americano caiu às 21h (horário de Brasília) e ficou fora do ar por cerca de 45 minutos até voltar. Mas nem todos foram afetados, e um site estava mais que bem-preparado: o Google. Como aponta a Wired, o Google antecipou este momento, descrevendo há meses sua estratégia para lidar com a ameaça do segundo “bissexto”: os chamados “leap smears”.

A solução que criamos acabou sendo chamada de “leap smear”. Nós modificamos nossos servidores internos de NTP [Network Time Protocol, que corrige a hora no computador consultando um relógio atômico] para gradualmente acrescentar alguns milissegundos a cada atualização, variando em um período de tempo antes que o segundo “bissexto” de fato ocorra. Isto significa que, quando chegou a hora de adicionar um segundo adicional à meia-noite, nossos relógios já haviam levado isso em conta, avançando no tempo durante o dia. Todos os nossos servidores então puderam continuar normalmente…

Se você estava se perguntando porque a internet resolveu dar problema no final de semana inteiro, agora você já sabe. Só espero que nada dê errado neste domingo… [Wired]

bedfb di
bedfb QvoBoirE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot