X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A linguagem que mudou a internet para sempre comemora 20 anos hoje


Há duas décadas, Håkon Wium Lie – hoje diretor técnico da Opera – publicou um documento que mudaria o webdesign para sempre, com o título Folhas de estilo HTML em cascata – uma proposta. Hoje em dia, o CSS está no cerne do webdesign, fazendo o HTML e XML ganharem vida.

Os humildes arquivos CSS (folhas de estilo em cascata) são pouco mais do que sequências de texto falando sobre fontes, cores, bordas, tamanhos e outros. Mas, com eles, é possível elaborar separadamente a forma e o conteúdo das páginas da web.

No aniversário do CSS, o Dev.Opera fez uma ótima entrevista com Håkon Wium Lie sobre a linguagem – é uma leitura fascinante. Por exemplo, ele explica como o CSS salvou o HTML:

O HTML teria sido muito diferente se o CSS não tivesse aparecido. Desenvolvedores que vieram para a web e trabalhavam com editoração eletrônica ficavam perplexos com a falta de tags <color> e <font>. Inclusive eu. Na minha primeira publicação real na web, eu tive que recorrer a imagens com texto – você pode vê-las nesta publicação de 1993.

Se isso tivesse continuado, a web teria se tornado uma enorme máquina de fax, onde seriam repassadas imagens de texto, não o texto em si. Isso teria sido terrível para usuários cegos e para motores de pesquisa. O CSS foi proposto para evitar isso, dando aos desenvolvedores uma forma de expressar seus designs sem acrescentar novas tags HTML.

Continue lendo aqui. E se você não manja de webdesign mas ficou curioso, o Codecademy oferece um curso de HTML e CSS para iniciantes. Feliz aniversário, CSS! [Dev.Opera]

Foto por jimsef/Flickr

O post A linguagem que mudou a internet para sempre comemora 20 anos hoje apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dbebb NbAoDlkg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot