X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A PRISÃO DA IRMÃ ZULEIDE, O PÚBLICO E O PRIVADO


Ontem no começo da tarde, uma notícia ~abalou~ as estruturas da internet: o DJ Álvaro Rodrigues foi detido pela polícia por fazer uso da foto de uma professora em seus perfis fakes no Twitter (com mais de 400 mil seguidores) e no Facebook (com mais de 2 milhões de fãs). No ar desde 2011, os perfis postavam conteúdo ironizando a vida e a obra dos evangélicos e seus fanatismos.

A pessoa do avatar, uma professora de educação infantil de Campinhas AND evangélica, foi identificada por amigos e conhecidos, começou a sofrer bullying e desde 2011 tenta a remoção das fotos da internet, sem sucesso. Quando soube que o autor da página faria um show em uma boate de Santos, se mandou com seu advogado pra praia e enquadrou o meliante.

Álvaro foi detido, assinou um termo circunstanciado (seja lá o que isso quer dizer) e foi liberado na sequencia, mas ainda assim responderá por constrangimento, injúria e difamação. A foto do avatar já foi trocada por uma nova (abaixo), tuites e posts ironizando o fato há foram feitos e Álvaro já tem um advogado pra defende-lo.

 

ecb irma zuleide foi presa

Como sempre, o ~Tribunal das Redes Sociais~ já está reunido desde ontem julgando o caso e espalhando pela internet seus argumentos de acusação e defesa.

O acusado diz que a imagem foi encontrada através de uma pesquisa aleatória no Google e que ele nunca quis machucar ninguém. Depois de detido, ele retirou todas as imagens da moça de suas redes sociais. Porém o estrago já foi feito.

Os acusadores dizem que, mesmo não intencionalmente, ele causou danos e sofrimento à vida da pobre professora, inclusive ganhando dinheiro às custas da imagem da mulher e por isso DEVE PAGAR. muahahahah (risada maligna)

Agora… quem nunca “pensou num tema, jogou no Google Images e usou a primeira foto do resultado” botando fé no conceito de que a internet é gigante demais pra que alguém descubra nosso uso indevido descuidado de material alheio? Pois é!

O que nos leva a um dos “argumentos de defesa” de Emerson Damasceno, advogado do rapaz. Em seu Facebook, ele comenta que esse caso traz uma reflexão sobre “a flexibilização do direito à imagem na era em que nos tornamos nossos próprios paparazzi”.

A gente se expõe loucamente por aí sem nenhum critério, publicamos detalhes da nossa vida sem pensar e esquecemos que um dos conceitos mais básicos da internet é que ela pode transformar um anônimo em celebridade do dia pra noite. Se você juntar as duas coisas, resulta que a qualquer momento uma foto sua do Facebook pode virar meme ou avatar de outra pessoa por aí.

É óbvio que ninguém é obrigado a gostar. Ta aí o caso do Technoviking: o cara tava lá na rave, sendo filmado, pirando na balinha, mas depois que virou meme jogou um processo nas costas do cara que filmou a cena… pública.

aebaf  Techno viking

Ano passado, um repórter do youPIX se fantasiou de @Pedreiro_Online pra uma matéria aqui do site. Um belo dia, ele, que estava acostumado a cobrir o universo das pessoas que viram memes, descobriu que havia virado matéria-prima de um: amigos o avisaram que sua foto tava sendo usada em uma página de humor para ilustrar montagens com uma pegada meio “Pedreiro Gay”.

No começo ele achou divertido e desencanou. Com o tempo, foi ficando incomodado com o fato de sua imagem estar sendo usada dessa maneira, tentou falar com o dono da página, não foi ouvido e ficou se sentindo “bullynado”. Só depois de muitas “denúncias” feitas pelos amigos que o Facebook removeu as imagens da página.

Certamente, reportar a história de outros anônimos memetizados é mais legal do que virar um. :/

 

 

KEEP CALM AND VAMOS ACOMPANHAR…

Isso é tudo meio confuso e esquisito.

Mas esse é o ponto… estamos no meio da revolução! Os paradigmas sobre o significado do “Público & Privado” estão sendo reconfigurados enquanto você lê esse texto, em tempo real! E são, essencialmente, pautados e marcados pelo oversharing e a overexposição, comportamentos NORMAIS nos dias de hoje.

Não estou dizendo que o criador da Irmã Zuleide está certo ou errado. Mas é bem possível que talvez estejamos julgando o caso baseando nossas opiniões em conceitos antigos – pra não dizer velhos – de privacidade e ~direito de imagem~.

A coisa é tão nova e cheia de meandros, que até hoje não temos lei que regula e tipifica crimes cibernéticos como esse – o Marco Civil segue emperrado e a Lei Azeredo ainda não foi sancionada pela presidenta Dilma.

Sinceramente, estou muitíssimo curiosa pra saber o que vai acontecer com esse caso. Talvez não seja tão óbvio quanto a gente esteja pensando. Talvez esse seja um importante momento pra gente condenar menos e refletir mais.

 

Não ter atenção/foco na vida pessoa te faz de um fracassado ao ponto de criar um perfil regado por kibe escondendo o que és, @irma_zuleide?

— Leonardo Lima(@lima_leonarde) January 30, 2013

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot