X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A próxima batalha pelo consumidor


“Eu odeio começar desse jeito, mas tenho más notícias”, disse  Terence G. Kawaja, fundador e CEO da LUMA Partners, na primeira apresentação do segundo dia de Digital Age 2.0. E continuou: “A notícia ruim é que eu sou um investidor de bancos. A boa é que eu também sou comediante”. E foi em um clima descontraído que ele explicou que a mídia passa por revoluções constantes em todos os setores, da produção de conteúdo à divulgação e branding.

Terence mostrou diversas fases ma mídia no mundo. “Na década de 1990, tudo era chamado de ‘novo’, tudo parecia romper com a forma tradicional de fazer as coisas”, disse. Depois veio a era “online”, na qual surgiram empresas como Google, Yahoo e AOL. E, desde 2008 vivemos a era “cientificada”, que se caracteriza pelo conteúdo personalizado e pela informação em tempo real. Essa nova fase possibilitou a criação do Twitter e tantas outras plataformas que já fazem parte de nosso dia a dia.

Mas o que realmente mudou nesse tempo todo? Para Terence, tudo se trata de informação. Ela sempre foi necessária, mas as ferramentas de divulgação mudam a forma como a consumimos e nos torna cada vez mais dependentes de notícias em tempo real. Assim, profissionais do marketing viram produtores de conteúdo e fornecem informação como um dos recursos mais importantes da empresa, sem o qual o empreendedor não pode trabalhar.

“A mídia tradicional representa a fragmentação. E a fragmentação só tem um caminho: para baixo” – Terence Kawaja

Essa é uma das razões para grandes empresas investirem tanto em serviços e aplicativos mobile. Ele destacou que “hoje você tem notebooks, smartphones, tablets e todo tipo de dispositivo” para levar, consumir, comentar e produzir conteúdo. Entre elas está o Google, que atualmente investe US$ 12,5 milhões na mídia mobile e é a multinacional que mais inova nessas tecnologias. E, se cada usuário produz e consome conteúdo de forma particular, também é preciso investir na personalização desses serviços, outra tendência da era “cientificada”.

Ao ser perguntado por Marcelo Coutinho, diretor de Inteligência de Mercado do Terra Networks, sobre o papel do Brasil nessas mudanças, Terence disse que o país é um dos melhores lugares do mundo para se investir em mídias sociais. Não só pelo “enorme público do Twitter”, mas também pelo perfil de seus consumidores. “Brasileiros são sociáveis e são compradores. Eu sei disso porque minha esposa é brasileira”, contou, fazendo a plateia rir. Quanto à mídia tradicional, ele avisou que ainda há muito para se consquitar, e as redes de TV não estão aproveitando tudo o que o Social Media pode fazer.  “A mídia tradicional representa a fragmentação. E a fragmentação só tem um caminho: para baixo”, disse.

Engajamento e negócios

Michel Lent, sócio e vice-presidente de estratégia do grupo .Mobi/RBS, abriu o debate no Digital Age com uma apresentação sobre como o comportamento do usuário está mudando. Ele explicou que, com redes sociais mais populares e aplicativos mobile mais práticos, o público está navegando menos em sites. E essa mudança não se deve apenas às mídias sociais, mas também ao ritmo de vida e de trabalho dos usuários, que está cada vez mais rápido. Isso provoca algo que as empresas que produzem conteúdo nunca viram antes: companhias de setores diferentes se tornaram competidoras. “As empresas cada vez mais concorrem com todo tipo de coisa”, disse.

Com uma competição tão acirrada, as empresas começam a busca por novas formas de alcançar o consumidor, como lembrou Dario Bugatti, gerente de internet da Lopes Consultoria de Imóveis. Ele citou as estratégias da Lopes e afirmou que toda a equipe se interessa por formas inovadoras de estar presente na vida do cliente. E é essa postura que faz os profissionais de mídias sociais se destacarem dentro da empresa. Paulo Amaral, multi-channel marketing leader da Merck, disse que esse tipo de funcionário “quer deixar de ser o internet guy para ser uma peça importante na companhia”.

Mas quem trilha esse caminho encontra muitos obstáculos, afinal, os profissionais aprendem a atuar nas redes sociais pela experiência e não são poucos os tropeços das empresas (de todos os tamanhos) para descobrir a melhor forma de atingir os usuários. Um deles é mudar de estratégia a cada nova ferramenta. Michel lembrou que “durante muito tempo a gente caiu no erro de mudar de métrica cada vez que mudava de plataforma” e só se preocupou com o número de seguidores e fãs ao invés de pensar em como isso se revertia em vendas.

Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, disse que esse cenário muda na medida em que os empreendedores passam a utilizar as plataformas nas quais a empresa atua e conhecem essa dinâmica “por dentro”. “Hoje o cara que toma decisão lá na ponta também é usuário do aplicativo”, contou.

“Claro que a empresa precisa estar online, mas se o conteúdo não foi relevante, não adianta nada” – Michel Lent

 

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot