X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A reeleição de Obama e as redes sociais


Na última terça-feira o mundo ficou sabendo que Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos. Reeleições de presidentes para um segundo mandato consecutivo não são situações incomuns na história política, mas o fato de um presidente negro, de ascendência muçulmana e pinta de pop star ter faturado a disputa, de novo, e com uma campanha fortemente baseada no uso de internet e mídias sociais, merece a nossa atenção.

Há 4 anos com a campanha “Yes we can”, que apostava no apelo da mudança e que foi um divisor de águas no mundo em termos de marketing político, tendo inclusive ganhado um Leão no Festival de Cannes, o mais famoso e disputado da publicidade mundial, o presidente Obama e sua equipe mostraram que, ao menos em marketing, estavam melhor preparados que seus adversários e muito mais conectados com os eleitores que, em última instância, são usuários de internet como grande parte dos mortais. Olha aí ao o conceito de online e offline se fundiu novamente. Vale lembrar que a campanha anterior de Obama inovou ao utilizar maciçamente os diversos canais digitais, de SMS a games, de e-mails a presença ativa numa variedade de mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, passando por estratégias de SEO indo até a disponibilização de aplicativos mobile dentre outras ações.

A reeleição de Obama e as redes sociais

Nessa campanha não foi diferente, e apesar do candidato derrotado Mitt Romney também ter utilizado as mídias digitais, a equipe do presidente reeleito foi mais eficiente. Utilizou melhor as informações dos eleitores obtidas através das redes sociais aplicando conceitos de business intelligence (BI) para direcionar seus esforços de marketing e manteve o pioneirismo em ações, como ser o primeiro candidato a presidência dos Estados Unidos a realizar um Hangout via Google+.

E foi nesse clima digital que Obama informou sua vitória através de um tweet com apenas 3 palavras Four more years (mais quatro anos), mensagem sintética, curta e tão adequada ao uso de um microblog que se tornou a mais retweetada da história (795 mil vezes enquanto escrevo este artigo) e que traz certa irreverência, talvez um tom de deboche contra os adversários e uma informalidade típica das interações em mídias sociais.

A imagem inserida no tweet também estabeleceu outro recorde, sendo a mensagem mais curtida da história, com mais de 4 milhões de likes. Mostra o presidente abraçando sua mulher, Michelle Obama, importante figura que, com seu carisma, foi responsável por garantir um bom montante de votos para o marido. A foto transmite cumplicidade, gratidão e o lado humano, de homem comum, do presidente. A foto captou a espontaneidade de um momento que, novamente, simboliza aspectos de menor rigidez na comunicação via redes sociais.

Sem juízo de valor sobre qual seria o melhor presidente para os Estados Unidos, Mitt Romney simboliza o tradicional, homem branco, não exatamente protestante, mas mórmon, além de carregar a imagem de rico executivo. Já Obama representa bem a diversidade tão característica do ambiente online e das mídias sociais. Interpretações, especulações e análises semióticas à parte, boa sorte nos “Four more years”.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot