X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A relação entre marcas e consumidores no Facebook


O presente estudo nasceu de uma forte motivação para perceber a emergência dos ambientes digitais marcados pela intersubjetividade e  estabelecer uma ponte com as relações  entre marcas e consumidores nas redes sociais, mais especificamente, no Facebook. Nos últimos  anos, a autora trabalhou na estratégia de Marketing Digital de várias marcas, sendo  atualmente responsável pela estratégia e gestão do perfil de uma marca de Electrônica de  Grande Consumo no Facebook, o que justifica a motivação para desenvolver esta investigação.

O Facebook  tem um papel cada vez mais preponderante nas relações interpessoais que mediadas pela tecnologia, se tornam ubíquas e em constante interação. Conscientes da emergência incontornável deste novo meio, muitas marcas reagiram, assistindo-se  a uma proliferação diária de perfis de marcas no Facebook.

ae relacao

Com estratégias mais ou menos imediatas, as marcas esforçam-se por criar e consolidar comunidades de fãs. Apesar de restarem poucas dúvidas sobre a preponderância do Facebook nas relações interpessoais, no território das relações entre marcas e consumidores ainda não é clara a forma como as marcas devem estar presentes.

Este estudo enquadra-se  assim  no âmbito do Marketing Relacional e do Comportamento do Consumidor Online e tem como tema a Relação entre Marcas e Consumidores no Facebook.Pretende-se perceber de que forma as marcas e os seus fãs se relacionam, identificando o que predispõe um utilizador a tornar-se Fã /  Like de uma marca, acompanhar e interagir com os perfis e compartilhar os conteúdos que as marcas veiculam no Facebook.

Para encontrar resposta às questões levantadas, adotou-se como metodologia de investigação, estudos do tipo qualitativo e quantitativo. Tendo em conta a ainda escassa investigação científica sobre o tema, o estudo qualitativo revela-se fundamental para perceber o papel do Facebook no estabelecimento de relações entre marcas e consumidores. Desde modo, o estudo qualitativo assentou na realização de  entrevistas  estruturadas e de um  Focus Group. Foram conduzidas quatro entrevistas em profundidade, duas dirigidas a responsáveis pela estratégia de Marketing  Digital de duas empresas líderes no seu sector e duas dirigidas a planeadores estratégicos em  agências de Marketing Digital.

Com o Focus Group, pretendeu-se perceber o ponto de vista do  consumidor e a forma como este  avalia a presença das marcas no Facebook, bem como gerar  hipóteses de investigação para explorar no estudo quantitativo.

O estudo quantitativo assentou  na realização de um inquérito por questionário dirigido a utilizadores do Facebook que fossem  fãs de uma ou mais marcas no Facebook. Com base em 650 questionários obtidos, foi possível  encontrar resposta para os objectivos da investigação.

O estudo é composto por oito capítulos, que  se  apresentam brevemente de seguida.

  • O Capítulo 1  – “Introdução” – apresenta o tema a ser estudado, os objetivos e problemáticas de  investigação e as principais motivações para o seu desenvolvimento.
  • O Capítulo 2  – “Revisão da Literatura” – enquadra e dá corpo ao tema escolhido e aos conceitos subjacentes. São analisados os contributos do Corpo Científico em áreas de investigação relacionadas com a marca, a relação entre marcas e consumidores, as redes sociais e o comportamento do consumidor nas mesmas.
  • O Capítulo 3 “A Internet e as Redes Sociais em Portugal” – faz um enquadramento sobre a evolução da Internet e das Redes Sociais globalmente e em Portugal. Apresentam-se dados que pretendem justificar a cada vez maior relevância das Redes Sociais, mais especificamente do Facebook.
  • O Capítulo 4 – “Metodologia” – detalha as opções metodológicas adotadas nas diversas fases da investigação, nomeadamente  a realização de  um  estudo  qualitativo e de um estudo quantitativo.
  • O Capítulo 5  – “Hipóteses de Investigação” – apresenta as hipóteses de pesquisa e o enquadramento da sua formulação.
  • O Capítulo 6 “Resultados do Estudo Exploratório” – analisa os resultados obtidos na fase preliminar do estudo empírico, cujos resultados foram críticos para a elaboração das hipóteses de pesquisa apresentadas no capítulo anterior.
  • O Capítulo 7  – “Resultados do Estudo Quantitativo” – apresenta os resultados obtidos, através da caracterização descritiva da amostra e das respostas ao inquérito por questionário, análise exploratória de dados e os testes das hipóteses em estudo.

Por fim, o último capítulo – “Discussão de Resultados e Principais Conclusões” – enuncia as conclusões obtidas através das análises de dados apresentadas no capítulo anterior, as suas contribuições e limitações, abrindo pistas para investigações futuras.

Baixe o estudo completo: A relação entre marcas e consumidores no Facebook

E-book

ae f  pLDTsgI

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0

Leia em Blog Marketing Digital 2.0

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot