X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A síndrome do Ursulão


Para quem não lembra (assista o vídeo), o Ursulão é um personagem de desenho animado que sempre decidia fazer as tarefas de casa, ao invés de dar dinheiro para a mulher contratar um especialista (eletricista, encanador, pintor): e claro, sempre dava merda. A casa pegava fogo; o cano estourava; o motor do carro fundia. E no final, ele tinha que gastar mais grana pra limpar toda a cagada.

No desenho era engraçado.
No nosso mercado, não.

Pode parecer exagero, mas não é: já perdi a conta de quantos Ursulões bateram na minha porta (ou em agências que trabalhei). Normalmente são clientes que não conseguem tangibilizar um determinado projeto, acabam questionando o investimento proposto pela agência e tomam a sábia decisão de partir pro home made. Em outras palavras: “Xá comigo! Faço essa idéia por aqui!”.

afc ursulao

Sem conhecimento técnico. Sem prática. Sem critério estético. Pedem para o menino da arte ou o da tecnologia resolver a coisa. Às vezes até chamam o sobrinho que tem CorelDraw no computador. E pau no gato!

Não faz muito tempo, vi uma multinacional negar uma proposta para o desenvolvimento de um site (para o mercado brasileiro) que custaria a bagatela de 10 mil reais. Pois alguém lá de dentro teve a idéia ursolina de pedir para a matriz enviar os arquivos do site americano. Assim eles poderiam ser traduzidos e adaptados aqui, no Tupiniquim. Detalhe: catálogo com 2.000 produtos.

Seria viável se o site fosse feito em uma linguagem padrão. Mas não era o caso. O site, em Ruby (prazer, Saulo), deu mais trabalho do que eles imaginavam: não conseguiram achar programadores especialistas nisso, nem ninguém que topasse adaptar e traduzir o site.

O resultado? O que, novo, custaria 10…
… usado e recalchutado, custou 35.
Demorou pra arrumar alguém. Demorou pra ficar pronto. E ficou tosco.

A síndrome do Ursulão é uma doença, que prejudica o cliente invariavelmente, trazendo graves consequências a saúde de uma marca. Se os sintomas persistirem, procure um especialista.

afc

afc b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

afc di
df di

df  choWRVLU

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot