X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A tecnologia da Copa do Brasil: bola com câmeras, smartwatch para árbitros e mais


Há alguns dias, a BBC declarou que a Copa deste ano será o evento de futebol mais high-tech de todos. De fato, se em 2010 a FIFA resistia em usar soluções tecnológicas nos jogos, este ano vemos um uso maior delas – dentro e fora do campo. Vamos a elas.

Câmeras

No que se trata de tecnologia, a maior diferença entre os jogos de 2010 e 2014 é o uso do GoalControl. Em cada estádio, 14 câmeras de alta velocidade – que capturam 500 imagens por segundo – ficam posicionadas ao redor dos dois gols, e calculam a posição da bola a cada dois milissegundos. O árbitro é então avisado do gol através de um relógio de pulso inteligente, que mostra “GOAL” e vibra quando a bola entra.

Este é o primeiro sistema de detecção na linha do gol a ser usado em uma Copa, depois de uma polêmica nos jogos de 2010. Um chute de Frank Lampard, da Inglaterra, ultrapassou por quase meio metro a linha do gol, mas o bandeirinha não viu – e a Alemanha ganhou o jogo. Numa partida entre Argentina e México, ocorreu o contrário: um jogador impedido marcou gol, que foi validado pelo juiz.

Joseph Blatter, então cético quanto ao uso de tecnologia em eventos oficiais, acabou cedendo. O sistema GLT, que determina se a bola entrou no gol, foi testado e aprovado no Mundial de Clubes em 2012, e ano passado na Copa das Confederações.

Também teremos nos jogos a Spidercam, a ser usada pela primeira vez em uma Copa: suspensa por cabos, a câmera se movimenta sobre o campo para mostrar diferentes ângulos do jogo. Os cabos permitem prendê-la acima do campo, criando uma espécie de teia de aranha (daí vem seu nome). A Spidercam foi criada pelo austríaco Jens Peters e inspirada nos capacetes dos Stormtroopers de Star Wars.

Vigilância

O governo federal investiu R$ 1,9 bilhão em CICCs (Centro Integrado de Comando e Controle), que monitoram as ruas 24 h por dia – e não só ao redor de estádios. Esses locais centralizam informações de diversos órgãos – polícia, bombeiros, trânsito – e de câmeras e equipes espalhadas pela cidade.

aa txKXaqyHvg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot