X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

A Valve tentou cobrar por mods no Steam, mas os usuários não gostaram nem um pouco da ideia


Em menos de uma semana, a Valve implementou um sistema de mods pagos no Steam, enfrentou a revolta dos seus usuários, tentou defender a posição e acabou desistindo da ideia. Foram dias agitados para a empresa de Gabe Newell, que achou que seria uma boa ideia vender modificações de jogos através do Steam.

Na semana passada, a Valve anunciou que começaria a vender mods de jogos através do Steam Workshop. A ideia era simples: considerando toda a popularidade que essas modificações tem entre os jogadores, o pessoal da Valve achou que seria uma boa tentar ganhar uma graninha a mais com a distribuição de mods. E, ao mesmo tempo, parecia justo que alguns modders que dedicam muito tempo da vida para suas criações também ganhassem um pouco com elas, em vez de simplesmente distribuí-las gratuitamente pela internet.

O primeiro jogo a receber a possibilidade de venda de mods foi The Elder Scrolls V: Skyrim, lançado pela Bethesda em 2011 e que até hoje é extremamente popular entre jogadores e modders — afinal, trata-se de um jogo gigantesco por si só, e que pode ficar ainda melhor com algumas adições feitas por jogadores.

O preço do mod seria definido pelo próprio modder — ele escolhe quanto quer cobrar, a Valve cuida da distribuição através do Steam Workshop, e o valor total das vendas é dividido entre publisher, Valve e modder — 25% para quem desenvolveu o mod, 45% para a publisher e 30% para a Valve. Injusto? Talvez. Mas isso era o de menos. Em questão de horas começaram a surgir problemas muito maiores.

Um dos primeiros mods vendidos pelo Steam Workshop era uma criação de Chesko usava partes de um mod de outro usuário — Fore’s New Idles — sem permissão. O conflito dentro da comunidade modder começou a ficar claro a partir daí. Fore’s não só não permitiu o uso do seu mod para fins comerciais como também era contra a prática — em um post no Steam, ele disse que isso significa “o fim de uma comunidade trabalhadora e criativa de mods”.

Além de problemas com a questão da possibilidade de roubo de ideias, modders se preocupavam com as mudanças que isso poderia causar para a cena de mods para PC, que sempre foi conhecida pela distribuição livre das modificações dos jogadores. Outros também temiam que isso poderia resultar em uma centralização de toda a cena modder dentro do Steam.

efacde NpjIqlqYH

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot