Ter uma comunidade online representa certas vantagens sobre aqueles que preferem se manter no mundo offline. Uma delas, e talvez a maior, é o gerenciamento de popularidade e crescimento da comunidade. É papel do gestor lançar mão de ferramenta e tempo hábil para acompanhar tudo que acontece em seu site, blog, ou qualquer outro meio conectado que ele tenha escolhido para criar a comunidade. Richard Millington, fundador da FeverBee, consultoria para comunidades online, escreveu um artigo bem interessante sobre o assunto. Millington levantou alguns pontos cruciais que devem ser levados em consideração, alguns deles são:
– Novos visitantes: não é novidade para ninguém. Quando mais novos visitantes, mais popular sua comunidade está se tornando, mas cuidado. Não atente somente a isso. Veja quantos novos visitantes se cadastram em sua comunidade e voltam em outras ocasiões. Isso sim poderá te dar embasamento para saber sobre a popularidade do site.
– Contribuições: será que os participantes sentem-se confortáveis e motivados a participar de discussões e fóruns? Estimule a participação, transforme seu conteúdo em discussão.
– Conteúdo: quão popular é seu conteúdo? Meça a repercussão de seus posts, procure saber se os integrantes da comunidade interagem com o conteúdo e o repassam adiante.
O artigo completo de Richard Millington, você vê aqui.