X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Adquirir tolerância faz bem aos negócios e a vida


Ouça este post ou faça download do áudio

Estou no final da redação do livro Caminho Empreendedor que tem como objetivo, inspirar e pontuar como podemos alcançar a perfeição humana, através do serviço do empreendedorismo. Talvez o mais complicado do livro não tenha sido a pesquisa que tive que fazer ou mesmo escrever algumas linhas sobre alguns tópicos, mas tentar aplicar o que eu havia escrito na minha própria vida. Como não sou um ser humano perfeito, o exercício de refletir sobre algumas das virtudes, que precisamos incorporar ao nosso caráter e criar analogias para elas, já me trouxe alguma sabedoria realmente aplicável na vida cotidiana e que tentarei lhe apresentar a seguir. Uma das virtudes mais interessantes, que venho testando na minha vida durante o desenvolvimento do livro é a tolerância, que não só faz bem ao nosso espírito ser humano, como cultivá-la também faz bem aos nossos negócios. Vamos ver quais são os benefícios da tolerância e como aplicá-la no nosso dia a dia empreendedor.

O QUE É TOLERÂNCIA
Segundo o “pai dos burros”, ou melhor, o dicionário, tolerar é admitir e respeitar opiniões contrárias à sua. Além disso, a virtude da tolerância é considerada como um dos seis atributos mentais necessários para se alcançar a perfeição humana, junto do domínio do pensamento, do domínio da palavra e da ação, da paciência, da fé e do equilíbrio. Para dar um exemplo real, podemos citar que quando uma criança chora porque necessita de um brinquedo e nós olhamos aquela situação sem gostar ou desgostar, estamos exercitando a tolerância. No fundo compreendemos que é natural que uma criança chore por causa de um brinquedo que ela deseja, pois ela ainda se considera o centro das atenções, o único ser especial. Toleramos isso.

Outro exemplo que poderíamos trazer à tona, seria aquele onde, em uma conversa de amigos, descobrimos que um dos presentes à mesa, não torce pelo mesmo time que a gente torce. Podemos até fazer brincadeiras sobre o time do nosso amigo, mas respeitamos a sua opção. Na raiz da tolerância, está a compreensão e no oposto dela, a intransigência. Enquanto o tolerado compreende, o intransigente é rigoroso, severo, duro e inflexível em relação às diferenças alheias.

É evidente que em uma sociedade intransigente não haveria, por exemplo, liberdade de expressão, tampouco blogs, livros, revistas e vídeos na internet para disseminar a opinião individual. Desta forma, se cada um iniciasse uma campanha dentro de si para incorporar a tolerância na sua mente, de modo a respeitar qualquer opinião seja ela qual for, mesmo que contrária a sua, poderíamos ter, a meu ver, uma visão mais ampliada e refinada sobre um mesmo assunto, já que todos têm total liberdade de expor aquilo que pensam sem restrições. Porém, devemos admitir que ser tolerante em perfeição parece ser algo distante, ao invés de simples, como realmente é.

COMPREENDER MAIS DO QUE SER COMPREENDIDO
Todos nós cometemos erros. Como disse em outro artigo, temos o direito de errar, mas o dever de assumir os nossos erros, logo, se nós erramos, os outros também possuem o direito de errar. Compreender isso é a chave para começar a ser mais tolerante no dia a dia. Em algum nível de realidade, aquele erro cometido, parecia de algum modo certo e justo para a pessoa que o cometeu.

Essa semana estourou na internet, o vídeo sobre o atropelamento de ciclistas na cidade de Porto Alegre. Pelas imagens divulgadas em diversos vídeos, foi notório que Ricardo José Neis, o motorista, acelerou quando ia de encontro aos ciclistas. Como ser tolerante e compreensivo neste caso? Reconhecendo que o motorista, como uma criança que aprende a andar, está aprendendo os limites do que pode ou não fazer através das suas experiências. Deixar que nossa raiva ou sentimento de injustiça abale o nosso pensamento, e o nosso autocontrole, e faça com que ajamos com violência, até mesmo mental, para com Ricardo José Neis, é não ser tolerante.

Esse é um caso extremo de prova de tolerância e confesso que não sei qual seria a minha reação se, momentos depois do incidente, estivesse sentado em frente a este senhor. Porém, também preciso admitir a necessidade de treinar a tolerância, como exercício de pensamento em cada uma das situações da nossa vida, principalmente nas mais extremas. Isso garante tranquilidade para procurar meios legais de fazer com que autor do erro, possa aprender a não cometê-lo mais os assumindo forçosamente perante a lei.

APLICANDO TOLERÂNCIA NAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS
Nas relações profissionais, precisamos descer um pouco do nosso pedestal e admitir que alguns profissionais não são assim “tão bons e maravilhosos como nós somos”. Eles provavelmente quando não sabem desempenhar bem uma tarefa, estão aprendendo e buscando a perfeição nela. Precisamos tolerar aquele que não gerencia bem o seu tempo, que não respeita as regras do contrato que assinou e até mesmo aquele que ofende o nosso profissionalismo. Se ele comete um crime, somos nós os responsáveis por fazê-lo assumir o seu erro se ele não o faz, mas basicamente não precisamos ser a lei, pois como disse anteriormente, precisamos descer do nosso pedestal. Tolere o motoboy que não entregou a correspondência no lugar certo e o membro da sua equipe que deixou um erro passar naquela planilha importante. Tolere, compreenda, mas sabiamente e principalmente, procure-os ajudar para que o erro não ocorra novamente.

APLICANDO TOLERÂNCIA NAS RELAÇÕES PESSOAIS
Nas relações pessoais, assim como nas profissionais, também precisamos sair do nosso “palco” e descer para onde habitam os reles mortais que convivem conosco. Uma visão que mudou bastante a maneira como eu vivo entre família foi entender que dentro de casa é o lugar onde mais posso exercitar o domínio da mente. Não somente a tolerância, mas paciência, domínio da ação e equilíbrio, são as principais virtudes mentais que exercitamos dentro do nosso lar, com nossos filhos e companheiros. O que quero dizer com isso é que na realidade, dentro de casa, quando os confrontos tornam-se mais presentes, é onde existe maior potencial para crescermos como dominadores da nossa própria personalidade. Muito bacana isso, pois não são as pessoas com as quais convivemos que são intransigentes, nós é que somos os mais coitados da situação por não compreendermos as pessoas mais próximas a nós. Tolere então o seu filho adolescente que insiste em andar com o pé no chão frio depois de tomar banho quente e deixe que a própria vida lhe ensine, com uma dor de garganta ou uma gripe forte, que aquilo não era certo. Tolere, compreenda, seja paciente e quando a doença chegar, avise-o novamente o porque daquilo estar acontecendo, educando-o a escolher para ele o que lhe é mais correto.

5 BENEFÍCIOS REAIS DE SER MAIS TOLERANTE
1. Passamos a tolerar melhor os nossos erros do passado, pois enxergamos que antes éramos apenas crianças aprendendo a andar;
2. Ganhamos mais tranquilidade para viver, pois compreendemos que tudo é um processo de aprendizado;
3. Ganhamos mais amigos, porque não restringimos as pessoas com as quais convivemos por causa dessa ou daquela característica;
4. Enxergamos a vida por outro ângulo, pois tolerando uma opinião contrária a nossa, admitimos que talvez possamos estar errados;
5. Ganhamos mais dinheiro, porque admitimos novos mercados, novos clientes e principalmente, novas maneiras de pensar.

Músicas da versão em áudio deste post
Coldplay – Don’t Panic
Coldplay – Fix You
Coldplay – The Scientist
Coldplay – Yellow
Coldplay – Viva La Vida

Gostou deste artigo? Então conecte-se à nós:
rsstwitterfacebooklinkedinyoutubeyoutubeninggmailpaypal

dedesAptB

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot