X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Agora em São Paulo, Pool de Inovação discute dilemas e desafios de quem quer inovar no Brasil



edae Captura de tela    àsNos dias 29 e 30 de setembro, em Belo Horizonte, o Grupo Instituto Inovação realizou o I Pool de Inovação, curso que busca difundir conceitos e práticas de inovação e empreendedorismo de uma forma diferente – sempre interativa, instigante e descontraída, buscando aproximar ao máximo dos participantes, trocando experiências e criando uma ambiente essencialmente participativo.

Amanhã à noite, haverá um encontro gratuito de networking, como parte da etapa paulistana.

Tivemos em BH a participação de 16 profissionais ligados ao tema de diferentes formas: empreendedores iniciantes, gestores e funcionários de empresas inovadoras, pesquisadores que atuam com P&D, gestores de startups. A partir de algumas tendências apresentadas, os participantes  foram provocados a pensar outras tendências e gerar idéias inovadoras. Essas idéias passaram pelo processo de inovação enquanto os participantes entendiam os modelos de gestão, os dilemas encontrados entre a teoria e a prática da inovação no Brasil do processo lean ao stage gate da indústria farmacêutica. Open Innovation enquanto estratégia: como esse modelo pode ser não só um modelo de gestão da inovação mas também um modelo de negócio capaz de gerar receita e quebrar paradigmas do desenvolvimento tecnológico.

Para tirar a idéia do papel também temos que falar de recursos financeiros, então as principais modalidades (de venture capital a fomento não reembolsável) foram apresentadas e a discussão focou na decisão estratégica por trás do fomento a uma idéia ou a um portifólio de idéias.

Nossa experiência mostra que fazer e gerir inovação é lidar com um ambiente ambíguo onde as pessoas que lideram o processo estão sempre em uma posição desconfortável entre a oportunidade e o fracasso. Além disso, as barreiras inesperadas exigem uma atitude sempre criativa e proativa para que a inovação não morra no caminho. Pessoas, então, foi um tema chave, e trabalhado de uma maneira instigante e provocativa, que auxiliou os participantes a entender os diversos perfis envolvidos, as pessoas com quem deve interagir e seu papel no processo.

Além de toda a reflexão e discussão promovida, considero um grande ganho a rede que se formou entre os participantes, que seguem interagindo e mostrando que para fazer inovação tamb´rem precisamos de interlocutores que formem uma rede de apoio e troca de experiências.

Outra experiência que quisemos promover foi um encontro com pessoas da comunidade de inovação de BH, com depoimentos que quem empreendeu uma startup (Erik Cavalcanti – Comunip e Fernando Campos – Sambatech) e de quem acompanha inovação nas grandes empresas (Ricardo Puga – consultor da Inventta). Esse momento calibrou a energia e expectativas de quem estava presente.

Veja: apresentações de referência com um conteúdo legal – Dilemas e desafios de quem quer inovar no Brasil, com foco para startupsgrandes empresas, e pesquisadores.

Depoimentos

Marcelo Vieira, que deseja abrir um negócio para estimular  o empreendedorismo nas universidades: “Foi muito legal ter conhecido a história do Erik Cavalcante (ComunIP) que tomou a decisão de empreender ainda na faculdade. É alguém que já passou para outro lado e já tem o que contar. Me chamou a atenção a paixão do Erick pela jornada empreendedora e não apenas pelos resultados, tanto que ele quer empreender novamente! Agora espero manter o diálogo com ele. Só tive acesso ao Erick graças ao Pool. Foi um bônus que não estava esperando!”

Sérgio Avelar Fonseca, Diretor Operacional da Brandt Meio Ambiente, conta: “Nos dois dias do curso eu pude pensar com mais cuidado em oportunidades que estavam na minha cabeça. Outra coisa interessante foi vislumbrar técnicas para concretizar ideias, formas adequadas de lidar com essas ideias e exemplos de quem já viveu isso. Técnicas junto aos exemplos permitem sonhar com possibilidades de implementar de forma adequada e mais metodológica”.

Em São Paulo

Esse evento também irá ocorrer em São Paulo nos dias 20 e 21 de outubro e já temos confirmados de peso. Já temos inscritos gestores de inovação de médias e grandes empresas, empreendedores de startups de biotecnologia e TI, pessoas que trabalham fomentando inovação entre outros.

Para o evento, aberto Bruno Moreira (sócio-diretor da Inventta) irá falar de inovação em grandes empresas e Thiago Baeta (iMasters) irá falar de sua experiência empreendedora – para esse evento temos ainda outros convidados já confirmados que estão sendo chamados para interagir com os participantes do Pool de Inovação. Veja mais informações e inscrições no site.

Facilitadores do Pool SP

Gustavo Mamão –Sócio-fundador do Grupo Instituto Inovação. Graduado em Administração (UFMG), realizou o programa de formação de líderes mundiais Sloan Fellows Program in Innovation and Global Leadership do MIT (2010-2011). Coordenou os estudos “Econegócios  – As Inovações Verdes como Oportunidade de Negócio” (2004) e “Onde está a inovação no Brasil?” (2004/2007). Atuou no mapeamento e análise de viabilidade de tecnologias inovadoras de ICTs, no desenvolvimento de estratégias e processos de inovação em grandes empresas, na estruturação de Centros de P&D no Brasil e aquisição de novas tecnologias

Paulo Renato– Idealizador, sócio-fundador e presidente do Grupo Instituto Inovação.Participou da criação e estruturação do Fundo Criatec, criação das empresas Ecovec e Verti, além de desenvolver trabalhos em clientes como UFV, Unicamp, Petrobrás, Nestlé, J&J, Embrapa, Fiat, FPT e Natura.

Renata Horta –  Associada da Inventta Brasil e responsável pela área de Educação e Cultura, onde atua há 4 anos. Desenhou e gerenciou programas de transformação cultural, com destaque para o Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação (Governo de MG)

Bianca Richartz – Graduada em Psicologia (UFSC), pós-graduada em Orientação Profissional (UDESC),  cursa Mestrado Profissional em Administração (FEAD). Há 3 anos trabalha na área de  Cultura e Educação para Inovação na Inventta, desenvolvendo diagnósticos de cultura organizacional e projetos de formação do empreendedorismo inovador.

Mara Carneiro – Graduada em Química pela Universidade de São Paulo, cursa atualmente MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas na IBE. Trabalha na área de Inovação e Transferência de Tecnologias há 4 anos.

edae  WYxcfFQU

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot