X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Amazon monta o supercomputador virtual mais poderoso do mundo


A Amazon tem um motivo e tanto para se orgulhar. Sua rede de máquinas virtuais, distribuídas pelo mundo em diversos datacenters cuja localização nós não sabemos, compõem o maior supercomputador virtual do mundo. O “virtual” no título se deve à característica de cloud computing inerente ao poder de processamento. Se fossemos considerar todos os supercomputadores, ainda assim a Amazon tem o 42º computador mais poderoso do planeta.

Para chegar nesse resultado, a Amazon apela para o EC2 (ou Elastic Compute Cloud, nome comercial do serviço). E o mais interessante é que o EC2 está disponível para qualquer cliente da empresa interessado em rodar uma aplicação de alta capacidade ou similar. Basta pagar o preço da infraestrutura para utilizar o recurso – tecnologia sobre a qual o Gus Fune já comentou aqui no TB.

O site da Wired nota que, como qualquer outro supercomputador, a Amazon possui uma rede de máquinas. A diferença fica na computação na nuvem, que permite conectar máquinas em localidades distintas e fazê-las funcionar em consonância, como se fossem uma só. Outros supercomputadores dependem de hardware parecido, construído especificamente para esse fim, e têm de estar fisicamente próximo. Não existe aquilo que a revista chama de “camada de nuvem”.

Em termos de poder de processamento, o supercomputador da Amazon pode não ser o mais rápido do mundo, mas não faz feio. Tem capacidade de 240 teraflops (ou 240 trilhões de cálculos por segundo). Lá no Japão, o supercomputador chamado de “K”, aquele que detém o título de mais rápido do mundo, oferece 10,5 petaflops (10 quatrilhões de cálculos por segundo). Está bem acima do que a Amazon tem a oferecer, mas cabe lembrar que estamos falando de um esquema feito especialmente para essa atividade, com hardware específico e uma série de necessidades próprias.

No que os supercomputadores são utilizados? Principalmente aplicações corporativas. Também dá para usá-lo em pesquisa, como produção de cenários meteorológicos e similares. Uma empresa farmacêutica contratou 30 mil núcleos na Amazon EC2 para uma atividade não revelada. Custo da brincadeira: US$ 1.300 por hora. A esse preço, sai muito mais em conta utilizar as máquinas da Amazon do que construir seu próprio supercomputador.

Um especialista no assunto disse à revista que, entre outras aplicações, dá para usar tranquilamente a Amazon EC2 para sequenciamento de DNA, análise financeira e simulações de dinâmica molecular. Tudo isso dependendo apenas da nuvem. Algo me diz que utilizar superprocessamento nunca foi tão acessível como é hoje. Graças à Amazon de Jeff Bezos.

Se dá para rodar Crysis 2 em Full HD utilizando o supercomputador da Amazon? Aí já não sei. fdf jbELjWUCA

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot