Recentemente publicamos aqui no blog um post com um link para um vídeo da Globo News onde uma consultoria apontava a profissão de analista de mídias sociais como uma das mais promissoras no Brasil. Corroborando essa tese, agora foi a vez do jornal Folha de S. Paulo publicar uma matéria que ouviu as consultorias Michael page, Robert half, Adecco, Quality Training Recursos Humanos, Robert Walters, Mercer, Mariaca, Asap, 2get e Manpower para descobrir os 15 profissionais mais em falta no país na atualidade. Adivinha quem figurou novamente na lista? O analista de mídias sociais.
No caso da matéria da Folha foi apontado que a profissão de analista de mídias sociais está entre os 15 cargos mais difíceis de serem preenchidos pelas empresas. O motivo? O marketing digital no Brasil só perde para a TV em termos de investimentos, e com mais investimentos mais recursos são necessários, como mais profissionais realmente capacitados para atuarem nessa importante função dentro das empresas.
Apesar da discussão acerca da nomenclatura, pois muitos são contra o termo “analista de mídias sociais” e dizem que hoje deve existir um profissional para cada setor, muitas empresas ainda procuram por um profissional com uma visão mais abrangente, macro, que possa enxergar diferentes cenários e propor mudanças estratégicas tanto na empresa quanto no planejamento de comunicação. Por esse motivo o a função acaba atraindo muitos profissionais das áreas de comunicação, como marketing, jornalismo e publicidade, mas também recebe integrantes das áreas de administração, história, antropologia e até veterinária, pois tudo varia conforme o segmento da empresa e conforme a pegada do profissional.
Se você tem alguma dúvida sobre o que faz uma analista de mídias sociais, recomendo a leitura de 4 posts específicos. O primeiro trabalha com as funções gerais de uma analista de mídias sociais. O segundo traz dicas de como se tornar um profissional dessa área. O terceiro aborda o perfil desse analista, se é o profissional que tem vocação ou se é aquele que usa constantemente as ferramentas digitais. E o quarto leva em questão a importância de se ter um profissional qualificado para esse setor. Confira:
- O que faz um analista de mídias sociais?
- Como se tornar um analista de mídias sociais?
- Analista de mídias sociais: vocação ou uso excessivo?
- Analista de mídias sociais: a importância de um profissional qualificado.
E se você quiser aproveitar o bom momento do mercado, já que a profissão de analista de mídias sociais foi figurada como uma das mais promissoras e está sendo uma das mais complicadas na hora de se encontrar um bom profissional, confira o curso online de formação de Analista de mídias sociais. Você estuda online e ainda melhora seu currículo e possivelmente sua carreira. Confira:
O post Analista de mídias sociais está entre os 15 profissionais mais procurados do Brasil apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.