X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Anjos sem asas


Desde que voltei a me envolver com o ecosistema de empreendedorismo no Brasil, tenho tido gratas surpresas. Muita coisa evoluiu do lado dos empreendedores, que hoje já entendem o conceito de um bom pitch, saber explicar as premissas de um negócio, o problema que querem resolver e embalar tudo isso em uma boa história.

Porém, também notei algo que me deixou descontente: a escassez e falta de preparo dos investidores (especialmente angels) no Brasil.

Sei que vou gerar polêmica com este assunto, mas escrevo este post para que possamos botar ordem na casa. Caso contrário, vamos iludir empreendedores e corremos o risco de queimar a “categoria” angel investors no Brasil.

Para evitar de apontar para pessoas ou organizações específicas, acho mais fácil compartilhar minha visão de angel investor.

Você é angel investor se:

– Nos útimos doze meses fez pelo menos UM investimento.
– Neste investimento, colocou dinheiro e não “contatos e valor agregado”
– Tem reuniões pelo menos mensais com as empresas nas quais investiu
– Não assumiu integralmente a gestão da empresa na qual investiu
– Não pediu garantias reais (como se fosse um empréstimo) dos empreendedores
– Dedica tempo para ajudar seus investimentos a crescerem através de sua experiência
– Não ficou com uma participação maior do que a dos empreendedores no negócio

Acho que a lista é curta e sensata. E o que não é um angel?

Bom você não é um angel se:

– Simplesmente se chama de angel.
– Está “analisando vários projetos” mas nunca investiu de fato
– Não tem uma tese clara de investimento

Tenho escutado “angels” dizerem que falta projeto e empreendedor. Concordo que, especialmente comparado ao que vi lá fora, ainda estamos engatinhando. Por outro lado, falta humildade para muita gente dizer que não sabe como analisar um projeto ou empreendedor, e por isso tem medo de arriscar seu rico dinheirinho. E não me incomodo com nada disso, não fosse o fato que andam por aí  se auto denominando angel investors. Lamento dizer, mas se você nunca investiu, pode até dizer que quer virar um angel. Só não iluda empreendedores como se realmente soubesse o que está fazendo. Seria o equivalente a assistir um vídeo do Kelly Slater e dizer que sabe surfar!

Por isso, se você acha que é angel investor, responda as perguntas acima antes de sair falando aos quatro ventos que de fato é. E, se conseguir responder sim a todas as perguntas, me procure! Adoraria poder compartilhar algumas ideias de como podemos compartilhar conhecimento, a fim de melhorar ainda mais a forma como contribuímos para o empreendedorismo.

Pierre Schurmann é navegador, amante da vida simples e angel bfe psprofileinvestor. Nos últimos doze meses investiu capital em troca de participações minoritárias em empresas como Navegg, B2Capital, Tutudo, SixPix International e Delishoes.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot