X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Após quadruplicar faturamento entre 2010 e 2012, Teltec pretende duplicar a receita


por Flávio Cardozo Jr.

ff perfilA tecnologia da informação (TI) do País, a Teltec, de Florianópolis, adotou em abril um novo nome: de Teltec Networks passou a se chamar Teltec Solutions, denominação que retrata uma nova concepção de atua­ção no mercado. Capitaneando a equipe está Diego Brites Ramos, 35 anos, alçado de sócio-diretor a diretor-geral, em substi­tuição ao pai Glauco Brites Ramos, agora no Conselho de Administração. A meta estipulada em 2012 é dobrar em três anos o faturamento de R$ 50 milhões obtido na­quele exercício. Um projeto de fôlego mas realista, a se julgar pelo desempenho da Teltec entre 2010 e 2012. Nesse período, a empresa quadruplicou seu faturamento, amparada na qualificação de seus colabora­dores e na excelência das parcerias firma­das com os principais fornecedores de TIdo mundo, como a Cisco, HP, Axis, Citrix, NetApp e VMware, entre outros.

Fundada por Glauco Brites Ramos, for­mado em Engenharia Elétrica, a empresa se iniciou com foco no segmento de redes. Dedicou seus primeiros dez anos à área de telecomunicações. Como Teltec Tele­mática, seus principais parceiros eram as empresas de telefonia pública da Telebrás. Com a privatização do sistema, em 1998, a empresa redirecionou seus negócios. Em 2001, reforçada pelos novos sócios Rafael Araújo Silva, Daniel Raizer Heller e Diego Brites Ramos, recém-formados em Engenharia Elétrica, e com um novo nome – Teltec Networks –, passou a atuar no segmento de TI, oferecendo o suporte para empresas que necessitassem de rede de dados. Estabeleceu parcerias com os maiores players mundiais de tecnologia e centralizou sua atuação nas áreas públicas de Educação e Justiça.

Hoje, a Teltec opera como provedora de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação. A empresa não só oferece tecnologia, atuando como ponte entre o cliente brasileiro e o fabri­cante internacional, como também assegu­ra o suporte necessário à manutenção do empreendimento e sua gradual expansão. “É a tendência mundial da servicificação. Conhecemos as idiossincrasias do Brasil, algo que os grandes fabricantes mundiais têm certa dificuldade em entender. Por isso, estamos em condições de oferecer as soluções mais adequadas para cada caso”, explica Diego. Soluções que envol­vem questões como a segurança e o sigilo das informações na web, armazenamento de dados, conectividade, mobilidade, vir­tualização de ambientes, ferramentas de colaboração. Dispensa-se, por exemplo, a presença física dos profissionais para uma reunião de negócios. Uma teleconferência alcança os mesmos resultados, se não os supera. “O trabalho deve ser prazeroso e mais produtivo, as pessoas precisam de tempo para a vida pessoal e o lazer”, afir­ma Diego. Para tanto, a Teltec lança mão do cloud computing – ou computação em nuvem. O conceito refere-se à utilização da memória e da capacidade de armaze­namento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados pela internet. Os serviços podem ser aces­sados de qualquer lugar do mundo, a qual­quer hora, sem que seja preciso instalar programas ou armazenar dados em com­putadores individuais. Os clientes pagam pelos recursos utilizados, e não uma taxa fixa que poderia, dependendo do caso, ser contraproducente.

Além de buscar uma inserção maior no mundo corporativo (varejo e indústria), a Teltec Solutions planeja intensificar ações em Educação e Justiça. “O Brasil tem gran­de defasagem educacional, e a TIpode permitir que o País avance em pouco tem­po. Para isso, é preciso transformar os mé­todos de ensino”, explica Diego. Por este novo prisma, o professor atua mais como orientador, e os estudantes, utilizando as ferramentas tecnológicas, compartilham informações entre si e com quaisquer ou­tras pessoas. O diretor-geral da Teltec cita como iniciativa inovadora a de uma escola pública da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, reprisando o projeto da School of One, de Nova York (EUA). Alunos de séries diferentes compartilham o mesmo espaço físico e as provas são substituídas pelos re­sultados obtidos em jogos de computador que estimulam a curiosidade e a atenção da garotada. Os professores orientam o processo, mas são os alunos que buscam, por iniciativa própria, o conhecimento de que necessitam.

A morosidade da Justiça é outro cal­canhar-de-aquiles. “Agilidade, segurança e sigilo são imprescindíveis. Não é possível que a Justiça ainda esteja às voltas com salas tomadas por processos impressos no papel, relegados ao esquecimento por anos a fio”, resume Diego. Um dos maiores sucessos da Teltec foi justamente o de im­primir agilidade e segurança ao maior Tri­bunal Regional Federal do País, o TRF-3 de São Paulo, para quem a empresa forneceu uma solução de conectividade e armaze­namento de dados. A Teltec também pre­tende oferecer soluções urbanas, segundo o conceito de “cidades inteligentes”. “É preciso resolver problemas como falta de estacionamento, mobilidade, segurança pública. O uso de tecnologia, como a das redes sem fio, é o caminho”, afirma Diego. Na área educacional, esta foi a opção ado­tada pela Teltec para integrar os 12 campi da Universidade Tecnológica do Paraná, beneficiando 30 mil usuários.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot