Atenção, atenção, mais um lançamento da DreamWorks Animation Studios! Só que dessa vez não é um filme, é um aplicativo. Oi?
O ex-CTO da empresa, Ed Leonard, teve uma ideia incrível e falou pros colegas: “isso aqui vai bombar”. Mais de um ano depois desse insight ele já saiu da empresa mas não de vdd. Ele deixou o cargo de CTO, mas pediu um cantinho lá nos estúdios DreamWorks pra trabalhar nessa startup e eles simplesmente não puderam negar. E ainda investiram uma graninha. Com 15 pessoas trabalhando lá atualmente, a rede Ptch foi lançada dia 19 em sua versão inicial.
Dizem que o vídeo é o futuro da comunicação online e esse novo app aposta nisso: ele busca vídeos nos seus arquivos da câmera do celular ou das suas redes sociais e te permite editar alguns trechos. Além disso, como o SocialCam e o Viddy, ele também tem uma timeline do que as pessoas compartilharam ou curtiram pra você ver também.
O diferencial do Ptch é que ele tem uma relação de amor com crowdsourcing: você pode pegar trechos ou frames dos vídeos dos seus amigos e incluir no seu! Alô creative commons, nós amamos você! Outra coisa especial do app é o conhecimento que o Ed Leonard pegou da experiência na DreamWorks (como taxas de compressão e streaming) e aplicou no aplicativo.
Único defeito dele agora no início é que você só pode criar vídeos de até 60 segundos 🙁 Isso porque a rede ainda tá no começo, mas o bom é que você não precisa mandar renderizar (pesadelo de todo editor, trust me). Depois de pronto, você pode exportar seu vídeo pra diversas plataformas e compartilhar não apenas no próprio Ptch como em todas as suas redes sociais.
O aplicativo já tá disponível na iTunes App Store de graça, mas só pra aparelhos com iOS 5.0 em diante.
Via The Verge