X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O MELHOR DAS ELEIÇÕES 2012 EXTRA-OFICIAIS


Em outubro, rolam as eleições para prefeito e vereador em todo o Brasil. Até lá muita campanha política ainda vai rolar, mas na websfera os candidatos já deram a largada para usar e abusar da propaganda na nossa timeline. Tá certo que é bem chato receber spam de candidato e ver as redes sociais dominadas por gente querendo influenciar seu voto. Por outro lado, uma das melhores coisas de ter cada vez mais políticos na rede é que podemos nos informar mais sobre suas propostas, visão de mundo e, principalmente, sobre suas realizações no passado.

Além dos órgãos oficiais, como o Tribunal Superior Eleitoral, que disponibiliza declaração de bens, consulta a certidões criminais e previsão de gastos de campanha dos candidatos, outros sites oferecem informações importantes para te auxiliar na melhor escolha do voto. Quer conhecer alguns deles? Dá só uma olhada na lista que preparamos pra você:

Ah, o Congresso Nacional, aquele lugar esquisito em que as pessoas trabalham apenas poucos dias por semana e tomam decisões que a gente não entende… Pois o site Vote na Web vem pra ajudar o pessoal a saber o que se passa por lá: todos os projetos que tramitam no Congresso são disponibilizados pelo site, que faz uma votação com os usuários e depois compara com a decisão final adotada pelos representantes na Câmara.

fe votenaweb

 

Fundada em 2000, a Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma realizada por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção. No site dá para encontrar vários artigos, estatísticas e ferramentas que ajudam os cidadãos a monitorar as instituições públicas.
fe transparencia brasil sites eleicoes

 

 

O projeto da Transparência Brasil traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras. Em 2006, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa”.
fe projeto excelencias eleicoes

 

 

A comunidade Transparência Hacker é um espaço para que indivíduos dos mais diferentes perfis proponham e articulem ideias e projetos que utilizem a tecnologia para fins de interesse da sociedade, como o SACSP, que ajuda os cidadãos a fiscalizarem o trabalho público em seus bairros, e o Legislados, que oferece para a sociedade informações das casas legislativas por meio de comparações e estatísticas.
fe transparencia hacker eleicoes

 

 

O votais.com.br foi lançado há poucos meses e tem a proposta de fazer com que os usuários possam manifestar sua intenção de voto de forma anônima e acompanhar a intenção de votos dos outros internautas.
fe votais eleicoes

 

 

Tá perdidão na política e não sabe pra que serve um vereador ou qual o papel de um prefeito? RÁ! Não se desespere, o Voto Consciente está aqui pra te ajudar a entender como funciona esse treco todo. Além do próprio site, eles também promovem palestras, cursos e outras coisas na vida real pra te ajudar a ficar por dentro da política.
e voto consciente

 

 

O portal tem como princípio básico levar ao público o maior conteúdo do setor da política nacional de forma isenta e transparente, possibilitando que os eleitores tenham acesso às informações e possam formar uma opinião política e exercer de maneira consciente seu direito ao voto.
e vote brasil eleicoes

 

 

Em uma espécie de teste, o Repolítica vai te ajudar a escolher o candidato que mais tem a ver com o seu perfil. O site também oferece comentários sobre os candidatos e notícias que mostram o que ele já fez ou deixou de fazer pelo país.
e repolitica eleicoes

 

 

  • FUN, FUN, FUN!

Muitos sites aproveitaram alguns deslizes de campanhas e fizeram paródias com os candidatos. Como a política nem sempre é sinônimo de seriedade [e a gente tá cansado de saber disso] fizemos uma seleção com as brincadeiras que rolaram pela websfera:

SERRINHA EM QUADRINHOS – O candidato à Prefeitura de São Paulo, José Serra, resolveu lançar quadrinhos na sua página oficial do ~feice~. Resultado disso? Várias trollagens dos internautas.

* SERRA INOVA – Serra tentou dar uma modernizada no look nesta campanha eleitoral. Daí já viu, né? Galera criou um tumblr com várias montagens engraçadas.

* SERRA NO SKATE – Não é fácil conquistar o eleitorado mais ~xovem~ nas eleições. Serra tentou fazer isso andando de skate, mas parece que não deu muito certo não …

FORTUNATI NA CONTRAMÃO – O candidato à reeleição da prefeitura de Porto Alegre, José Fortunati, inaugurou uma ciclovia e foi fotografado andando na contramão! Meme nele!

* FORTUNATI E A GALINHA – Mais uma do candidato gaúcho, desta vez ele foi clicado resgatando uma galinha da rua, o que gerou uma série de montagens ~daora~.

* SURFISTA ZONA SUL – Eduardo Paes, candidato à reeleição no Rio de Janeiro, também ganhou um tumblr especial, com várias paródias de fotos de sua campanha.

* OS CANDIDATOS MAIS BIZARROS PARA VOCÊ NÃO VOTAR EM 2012: A galera do Não Salvo já tá de olho nas pérolas dessas eleições, começando com a bizarrice de alguns candidatos.

Além de todos esses sites, você também não deve deixar de acompanhar as notícias veiculadas em todos os meios de comunicação e desconfiar da visibilidade que os candidatos têm na mídia. Como dito na palestra “Como não levar balão nas eleições“, no youPIX Festival, em São Paulo, é preciso cruzar dados, conhecer as propostas e saber como cada político pretende executá-las.

Outros endereços que podem te ajudar nessa busca e ainda na formação de uma opinião crítica são veículos que estão um pouco por fora da grande mídia, como Brasil 247, Brasil de Fato, Revista Fórum e textos de jornalistas, como Leonardo Sakamoto e Gilberto Dimenstein. Até mesmo o IBGE pode te dar uma boa base de conhecimento, pois você pode consultar inúmeros indicadores dos principais problemas do país e relacionar com as propostas dos candidatos.

Conhece outros sites bacanas sobre eleições? Indica aí pra gente, manolo!

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot