X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Apple vs. Samsung: começa a maior disputa judicial entre as duas gigantes


Apple e Samsung trocam acusações há mais de um ano, envolvendo patentes e design de celulares e tablets. Mas o maior julgamento nos tribunais começou esta semana na Califórnia. E já no primeiro dia, os advogados da Samsung deixaram a juíza Lucy Koh furiosa.

A Samsung queria falar do F700, um celular com touchscreen e um botão que ela teria desenvolvido antes do iPhone ser anunciado. Nós já falamos sobre ele: visto pela primeira vez em fevereiro de 2007, ele foi chamado de “iPhone da Samsung” devido às semelhanças.

Porém, há um prazo máximo para incluir provas no processo. Como a Samsung demorou demais, o F700 ficou de fora. Eles pediram diversas vezes para a juíza incluí-lo fora do prazo, mas ela negou.

Então, já no tribunal, a Apple mostrou rapidamente o F700 em um slide. Por isso a Samsung quis, mais uma vez, incluí-lo no processo: o principal advogado da Samsung, John Quinn, disse estar “implorando para o tribunal”. A juíza negou. Então a empresa resolveu divulgar slides sobre o aparelho – e sobre o protótipo “baseado” em produtos da Sony – para a mídia.

Os slides acompanhavam um texto curto, dizendo: “A prova excluída teria estabelecido sem dúvida que a Samsung não copiou o design do iPhone”. A juíza ficou furiosa ao ver a Samsung driblando sua ordem: ameaçou sancionar a empresa e pediu uma reunião com John Quinn. O processo continuou, mas a Samsung pode ter perdido alguns pontos com a juíza ao fazer isso.

O processo

Declaração de abertura: Para iniciar o processo, as partes apresentam sua defesa inicial. A Apple foi a primeira, mostrando uma imagem com aparelhos da Samsung antes e depois do iPhone. Antes, todos possuem botões físicos ou teclado QWERTY; depois, todos se tornaram apenas uma tela e um botão. Eles também mostraram um documento interno da Samsung dizendo que o iPhone é “fácil de copiar”.

Na vez da Samsung, a empresa mostrou diversos aparelhos minimalistas da Samsung criados ou demonstrados antes da Apple anunciar o iPhone pela primeira vez. A empresa também comentou cada patente da Apple, dizendo que outras empresas já haviam inventado a tecnologia de cada uma delas. Além disso, a Samsung disse que usava produtos da Apple para se inspirar, não para copiar – assim como a própria Apple, que criou um protótipo baseada numa descrição (bastante vaga) de um futuro celular da Sony.

Testemunha da Apple: O designer industrial Christopher Stringer, da Apple, foi a primeira testemunha do julgamento. Ele diz que esteve envolvido com todo produto lançado pela empresa desde 1995. A equipe de design “fica obcecada com cada detalhe”, e às vezes um mockup passa por 50 mudanças de um só elemento (como um botão) para ver qual fica melhor. Com o iPhone, eles queriam criar um “objeto novo, original e belo”, e Stringer não mede palavras: “nós fomos copiados”, dizendo que a Samsung é um dos casos mais notórios.

No tribunal, para esclarecer como a Apple cria seus produtos, Stringer mostrou 32 protótipos do iPhone que nunca viraram realidade, além de seis modelos do iPad. Os mais interessantes seguem abaixo; você pode ver todos neste link.

A Samsung deve chamar sua primeira testemunha hoje, e o processo judicial continua. [The Verge]

cfe iphone proto

cfe di
cfewESzbs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot