X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Aprenda com os outros


eb aprender

Convenhamos, aprender com os erros dos outros é muito melhor e menos doloroso. Se o mundo empreendedor convive com a triste realidade de que todos irão fracassar um dia, por que não observar o fracasso alheio e pegar dicas para que a sua falha seja a menor e mais imperceptível possível?  Tirar lições de erros é uma maneira muito eficiente (talvez a mais) de aprender e até de se tornar mais confiante, mas existem alguns erros que já são bem conhecidos no mundo empreendedor e você não precisa ficar de olho a sua volta para ver se algum competidor os comete. Martin Zwilling publicou no site da Forbes dez lições que você já pode tomar nota antes mesmo de se deparar com o erro, confira algumas delas:

Esqueça as projeções otimistas: você pode ser otimista contanto que seja realista. Escute seus conselheiros e assessore antes de se animar com os números da planilha. Preste atenção no mercado e nas reais condições da empresa, caso contrário, poderá se frustrar com os resultados.

Desconfie daqueles que concordam com você: bajulação aumenta o ego, mas não faz bem para a empresa. Quanto maior a variedade de opiniões, mais ricas tornam-se as reuniões e as soluções para os problemas podem ser as melhores possíveis.

Não foque nos competidores: dê atenção a eles, mas não muita. Preocupe-se mais com a sua empresa, seus resultados. É mais produtivo pensar no seu sucesso do que desejar o fracasso alheio.

Releve: não perca tempo se preocupando se as outras pessoas irão concordar com você. Claro que é sempre bom ouvir uma segunda opinião, mas considere apenas opiniões relevantes. Siga seus instintos e vá em frente.

Demita e não contrate: seja rápido para demitir e pense duas vezes antes de contratar. Se algum funcionário seu não apresenta bons resultados, nem vontade de melhorar, demita-o. É perda de tempo manter colaboradores que não crescem com a empresa. Já quando for contratar, tenha calma. Contratar alguém com base apenas na entrevista é como dar um tiro no escuro.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo