X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

As 3 leis sobre Satisfação de Clientes


Este artigo foi escrito por Alexandre Borin, empreendedor à frente da Prestus.

Qualquer empresário ou consultor com experiência sabe bem como é fundamental garantir a satisfação dos clientes para que um negócio tenha sucesso. Na prática, essa satisfação se trata da superação de expectativas em relação ao produto, do atendimento, da infra-estrutura e dos demais atributos da empresa, que se evolui para a fidelização.

E porque é tão importante fidelizar um cliente?

É um assunto vasto e apaixonante, sobretudo para os que gostam da vertente comercial. Podemos enumerar 3 grandes leis que deveriam tornar a palavra “fidelização” a mais importante do seu vocabulário.

e laughing elephant

Cliente fiel é cliente tão feliz que rola no chão de felicidade

1 – Em geral é mais barato fidelizar do que atrair novos clientes

Este é, sem dúvida, o principal argumento para a maioria dos executivos. O esforço de marketing para atrair novos clientes, numa realidade corporativa tão competitiva como a de hoje, é cada vez maior. Ações de pós-venda e uma busca contínua por aprimoramento e qualidade são incomparavelmente mais baratas, e com um uma relação custo/benefício extremamente atraente.

2 – Cliente fiel gera mais clientes

O boca-a-boca é a forma mais eficiente de propagar o sucesso dos seus produtos e serviços. E nunca esse boca-a-boca viajou em uma velocidade tão rápida quanto na era digital. Se, por um lado, as empresas se deparam com concorrência global, por outro, cada vez mais notícias (boas e más) sobre o seu produto chegam ao ouvido ou à tela do seu potencial consumidor. Mais do que na tradicional propaganda, pesquisas mostram que as pessoas confiam e buscam recomendações dos seus amigos e familiares.

3 – Qualidade é o que o cliente diz que é

O autor desta frase é nada mais do que um dos criadores do Total Quality Management (Gestão da Qualidade Total), umas das metodologias mais atuais, embora já consagrada. E o que ele quer nos dizer, efetivamente é que a excelência de uma empresa se mede antes de tudo pela satisfação dos seus clientes. Aspectos como cumprimento de prazos, preços justos, atendimento diferenciado e disponibilidade permanente são premissas para essa satisfação. E cliente satisfeito é cliente fiel.

Ou seja, muito dessa fidelização passa por ser “como” seu cliente espera e estar disponível “quando” ele espera, o que no mundo digital e dos serviços, significa dizer 24h por dia.

Posto isto, quando falamos em disponibilidade integral como um diferencial competitivo, a maioria em grandes empresas vê o assunto um tanto o quanto utópico: todos gostariam de ter, mas quase ninguém tem condições de arcar com os custos inerentes a sua estrutura humana e física necessária.

Na Prestus, temos experiências muito bem sucedidos em mudar essa realidade, evoluindo o conceito de Escritório Virtual para um conceito evoluído, sem empréstimos de salas de reuniões e sim com o fornecimento de serviços muito mais avançados envolvendo o atendimento ao cliente e a retaguarda do negócio em si, com secretárias 24h por dia.

Apenas um exemplo do que é possibilitar uma experiência consistente para clientes ao entrarem em contato com o seu negócio, e deixar de perder importantes contatos de clientes por falta de recursos humanos capacitados ou disponíveis, naquele momento.

Alexandre Borin Cardoso
CEO da Prestus®

p.S.: A Prestus (empresa do Alexandre) entrega soluções de assistente virtual. Para saber mais, clique aqui.

Você também vai gostar de ler:


  1. Exemplo de bom atendimento: Klaxus

    As 3 características de um serviço que impressiona seus clientes

    Acima de tudo, existe uma característica que valorizamos em uma empresa, essa característica é o bom atendimento. Apesar de sempre … Continuar lendo


  2. Deixe seu cliente muito feliz, assim como o Millor deve estar agora no México (com a ajuda do Santander)

    8 Mandamentos para garantir a alegria dos seus clientes

    Dando continuidade à nossa parceria com o portal Santander Empreendedor, a nossa coluna de maio falou sobre um assunto extremamente … Continuar lendo


  3. Satisfacao garantida zappos tony hsieh

    Satisfação Garantida: Delivering Happiness da Zappos – agora em Português

    Quase 7 meses depois de falarmos aqui sobre o incrível livro Delivering Happiness do Tony Hsieh, CEO da Zappos, chega … Continuar lendo

e SyxhNpMosA

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot