X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

As empresas com mais reclamações no Procon: lojas online duvidosas, compras coletivas e velhos conhecidos


A lista de empresas com maior número de reclamações no Procon-SP em 2012, divulgada nesta terça-feira, mostra uma tendência interessante: enquanto algumas empresas de eletrônicos saíram do top 50, sites de compra coletiva e lojas online de baixa reputação entraram na lista.

Mas certas coisas nunca mudam: operadoras de telefonia e grandes lojas online continuam lá, firmes e fortes.

Primeiro, as novidades. Quem passou a figurar no top 50 foram os sites de compras coletivas GroupOn, com 305 reclamações; e ClickOn, com 102. Como lembra o Procon, no ano anterior eles não apareciam na lista. Os maiores motivos das reclamações são demora ou não-entrega de produtos, e não cumprimento de ofertas. O Groupon diz à Folha que firmou compromisso com o Procon-SP em dezembro para reduzir o número de reclamações.

O MercadoLivre, que em 2011 ficou de fora por pouco — era o 55º da lista — desta vez entrou na lista e ficou no 29º lugar. No total, foram 219 reclamações; mais da metade são referentes à não-entrega ou demora na entrega do produto. Em nota, a empresa apenas diz que “trabalha continuamente para prover a melhor experiência aos mais de 81,5 milhões de compradores e vendedores”.

Outro setor que teve crescimento considerável no volume de reclamações foi o de lojas online pequenas e relativamente desconhecidas: PlugImportados, Compre da China, Planeta Bônus e Apetrexo entraram no top 50. E a situação parece grave: uma delas teve mais reclamações que empresas grandes como TAM e Gol.

Destas, apenas a Compre da China continua no ar, junto aos sites da mesma empresa como MPTudo e MiamiBR. Enquanto isso, as outras já tinham sido listadas pelo próprio Procon-SP como sites a serem evitados. A Planeta Bônus chegou a ter produtos apreendidos em Porto Alegre e a Apetrexo, aparentemente, sumiu: o site está fora do ar, a fanpage no Facebook foi deletada e o Twitter não é atualizado desde julho. O maior motivo para reclamação, claro, é a dificuldade em receber os produtos comprados, ou em ser reembolsado após o cancelamento da compra.

Velhos conhecidos

As operadoras de telefonia e grandes sites de e-commerce continuam inabaláveis no top 50.

Entre as empresas de celular, a Claro ficou com o segundo lugar, seguida da Vivo/Telefônica, em quarto; da Oi, em oitavo; e da Tim, 11ª colocada na relação. A Nextel, que não aparecia na lista no ano anterior, também entrou e ficou com o 32º lugar. A SindiTeleBrasil, que representa as operadoras, diz que o estado de SP concentra os clientes de telefonia e isso “leva, mesmo que o nível de reclamação seja baixo, a ter um volume absoluto de reclamações”.

Já entre as lojas online, a B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime) está no quinto lugar, enquanto Pão de Açúcar/Extra/PontoFrio.com/CasasBahia.com ficaram na 12ª posição. Magazine Luiza e CompraFácil.com também aparecem na lista, assim como a Ricardo Eletro, que “criou uma linha 0800, gratuita, exclusivamente para atender” o Procon.

Entre operadoras de TV por assinatura, NET (18º) e Sky (31º) voltaram a aparecer no ranking. Nos dois casos, a principal reclamação foi a cobrança indevida ou abusiva. A SKY diz que “está adotando medidas específicas, inclusive apresentadas para a Anatel, para a redução no número de reclamações”, enquanto a NET se defende dizendo que sua média de reclamações por cliente, calculada pela Anatel, é menor que a média do mercado.

Eletrônicos

Entre as empresas de eletrônicos, a Motorola é a que tem mais reclamações. Foram 354 registros (contra 297 no ano anterior), o que fez a empresa saltar do 27º lugar geral para o 19º. E, para piorar a situação da Motorola, apenas 51% dos casos foram resolvidos. As principais reclamações envolvem produtos com danos e defeitos (294) e questões de garantia (140). A Motorola responde dizendo “que está comprometida em aprimorar constantemente o atendimento aos seus clientes”.

A CCE, que foi comprada pela Lenovo no ano passado, é a 25ª com mais queixas, com 205 reclamações. A Nokia foi a 29ª com 228 reclamações, e a LG, em 44º é a última de eletrônicos entre as 50 com mais queixas. Assim como a Motorola, as três empresas tiveram como principal reclamação produtos com danos e defeitos. A Nokia diz que “melhora sua posição no ranking a cada ano e a queda de reclamações de 2009 para 2012 foi de mais de 50%”.

Por sua vez, outras empresas se destacaram por saírem do ranking. Positivo, HP, Semp Toshiba, Sony Ericsson e Samsung tiveram quedas significativas nos seus números de reclamações em relação ao ano anterior e saíram do top 50. Os números das três últimas são bem expressivos, inclusive: a Samsung foi de 567 para meras 71 queixas; Sony e Sony Ericsson, de 288 para 88; e a Semp Toshiba caiu de 115 reclamações para 34.

Confira o ranking completo aqui: [Procon via Folha]

d RhmssULkU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot