Já faz algum tempo que boa aparência e bom relacionamento, deixaram de ser qualidades diferenciais para serem duas características obrigatórias para um colaborador. Agora o assunto da vez é ter liderança. Seja para assumir o comando em alguma situação emergencial ou ir em busca de cargos que exigem mais responsabilidades, é preciso reconhecermos se temos as habilidades necessárias para estar à frente de uma organização. Neste artigo publicado pela INC., a autora mostra algumas qualidades que são indispensáveis para alcançarmos o ponto máximo da liderança. Olha só:
– Saber qual é o nosso trabalho: é muito importante sabermos exatamente qual a nossa função, qual é a descrição desta função e também quais são as nossas responsabilidades, que, por muitas vezes, não está explícita no descritivo. Assim você poderá desempenhar da melhor forma possível o seu trabalho.
– Oferecer (e receber) feedback: é natural que nós façamos críticas construtivas para nossos subordinados e colegas de trabalho, mas também é necessários que nós procuremos saber quais são as críticas que os outros tenhamos de nós. Não é necessário que o feedback seja recebido todos os dias, mas você como líder, deve procurar ter um respaldo de como está indo a sua liderança.
– Possuir metas definidas: ter metas e objetivos definidos ajudará em seu desempenho ao longo de todo o seu trabalho. Sempre lembrar que não somente as suas ações impactam em seu setor, mas na organização como um todo.
– Ser um contador de história: não é para ser um enrolador, mas que seja um ótimo narrador. Que saiba articular bem a sua história (no caso aqui, argumento) de como está a situação das suas metas e objetivos, além de futuros planejamentos.
– Ter sua mensagem compreendida: é importante saber se seu planejamento e comunicação com seus colaboradores estão sendo efetivos. De nada adianta se preocupar com outras coisas se sua mensagem não está sendo bem entendida pelos colaboradores, que darão continuidade ao trabalho.
– Fazer networking: contato é tudo para um líder eficaz, seja para uma conversa amigável, feedback ou mesmo um grupo de profissionais do mesmo segmento para se informar e informar aos demais. Até mesmo aquela “esticadinha” do almoço com outros líderes pode ser uma poderosa forma de contato e de desenvolvimento.