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Recrutamento 2.0: Como as Empresas podem trabalhar nas Redes Sociais


O crescimento explosivo de usuários de redes sociais amplia as possibilidades de encontrar o melhor candidato para a minha empresa? A evolução das redes sociais vai forçar as empresas a mudarem seus padrões de recrutamento. No artigo de hoje vou dar algumas dicas de como encontrar o profissional que você está procurando, economizando tempo e dinheiro, mostrando os benefícios que as redes sociais profissionais têm em relação aos meios tradicionais de recrutamento.
A arte de criar e fazer funcionar uma rede de contatos não é uma atividade “hiper-social” ou artificial, é um trabalho que requer:

Considere as pessoas como um componente básico de trabalho da rede. Conhecer as gerações envolvidas e os perfis de classificação em relação à sua participação.

Tenha uma meta definida, que pode ser projetada para ajudar a transmitir energia, ouvir, falar e desenvolver. Esses objetivos estão relacionados com o serviço ao cliente, vendas, marketing, pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos.

Defina uma estratégia.

Analise as várias oportunidades oferecidas pela tecnologia, mais como um meio do que um fim.

Tenha uma orientação decisiva para trabalhar junto com o responsável pela gestão das redes sociais, conhecido como “Analista de Mídias Sociais”.

Se juntarmo a primeira letra desses cinco conceitos (Pessoas, Objetivo, Estratégia, Tecnologia, Ação) iremos formar a palavra POETA.

Modelo POETA

O Livro Groundswell da Charlene LI e Josh Bernof oferece uma maneira conveniente de ver o mundo das redes sociais. Faz menção às quatro primeiras ações mencionadas no parágrafo anterior e, a partir daí, integra a Ação (execução) como um elemento importante em uma estratégia eficaz de networking. Considerando estes quatro elementos do livro Groundswell (Execução), mais o elemento Ação, pode se estabelecer um sólido e produtivo guia para o procedimento de recrutamento 2.0.

Gerações que vivem e convivem nas empresas

A primeira questão é saber que em as todas as organizações há uma diversidade de gerações. Hoje, dentro das empresas vivem três ou até quatro gerações com diferentes formas, modos, hábitos, cultura, formas de comunicação e convivência. Este é um elemento muito importante no estabelecimento de uma estratégia de seleção e atração de talentos através de redes sociais.

Das quatro gerações que estão ativas, a Baby Boomer (1945 – 1985) é a que está saindo do mercado de trabalho em breve e vai abrir oportunidades para as gerações X (1960-1985) e Y (1982-2000), que estão em pleno aceitamento e desenvolvimento da Geração Z (a partir de 2000), que está entrando no mundo do trabalho através da criação de novas formas de viver. Quatro gerações com diferentes formas de ver o mundo com as quais podemos e devemos combinar interesses, necessidades, visões e sonhos para reinventar o mundo e ter sucesso na atração de talentos para as empresas.

cfa brunodesouza

Bruno de Souza é estudante de Marketing, CEO do blog Marketing Digital e do mLearningpedia e Social Manager no Magoweb. Foi considerado referência nacional no livro “A revolução das mídias sociais”, de André Telles.

 

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