X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Big Data, o indicador de um grande negócio


big_data-shutterstock_218964778

Artigo por Eduardo Pugliesi*

No passado, a tecnologia era um limitador para a concretização de determinados projetos. Atualmente, com o advento de grandes processamentos, bancos de memória e mobilidade, é possível obter percepções que se transformam em indicadores em tempo real de grande valor ao negócio. A análise de uma iniciativa, ou seja, se ela foi próspera ou não, antes era medida pelas empresas através do volume de vendas, o que demandava tempo para chegar a esta conclusão e mais tempo ainda para tomar uma ação de reversão do processo.

Hoje, o acesso a esta percepção é muito mais rápido com o advento dessas tecnologias. Temos atualmente uma malha de comunicação disponível na rede onde transitam vontades, desejos, valores e entendimentos. São indicadores muito ricos do ponto de vista da acuracidade sobre qualquer evento lançado no mercado. A troca de informações é constante e compartilhada a todo momento. E este envolvimento entre as pessoas e os acontecimentos vai além do acesso à informação: o usuário de uma rede social se vê obrigado a desenvolver uma visão e uma opinião sobre assuntos que antes fazia parte de um universo míope.

As pessoas se tornaram mais partidárias, distribuindo e compartilhando cada vez mais informações. Como resultado deste volume gigante de dados sendo trafegado na rede está a capacidade, cada vez maior, de compreender melhor o posicionamento dos movimentos que ocorrem no dia a dia. Consequentemente, o sucesso ou insucesso de uma ação passa a ser medida pelo barulho causado pelos consumidores na rede, que é medido, mapeado e informado no momento em que o fato ocorreu. Então, se é possível tomar uma decisão mais rápida e assertiva utilizando os indicadores encontrados nas redes sociais, logo, o modelo de gestão das empresas deve amadurecer e incluir o uso dessa malha de dados nos seus processos. Aqui, a percepção de valor passa a ser um grande indicador de negócio.

As empresas conectadas a esta tendência, que já virou realidade e não tem mais volta, podem tirar proveito de ações que antecipam as decisões de seus concorrentes. Os usuários da rede criam mentalidade no mercado. Isso significa que eles passam a ser os agentes que possibilitam às empresas traçarem novas estratégias, manterem a mesma ou, até mesmo, abortarem determinadas iniciativas já programadas, mas que foram detectadas como frentes polêmicas.

Ao captar essa massa de dados da rede, todas essas variáveis intangíveis são mapeadas e analisadas, dando condições de adotar ações assertivas. Na prática, a porta de entrada das informações acessadas na rede é a área operacional, ou seja, é ali que os assuntos e interesses são agrupados e tratados. Quem recebe esse volume de dados já organizados é o time tático e de gestão, que estará incumbido de agregar informações para levar essa análise para o topo da pirâmide, ou seja, para o nível estratégico. Daqui por diante, o Big Data se transforma numa ação para a geração de negócio. E tudo isso é possível com o advento da tecnologia. Independente do conceito ou do nome que estamos usando, fato é que a tecnologia in memory veio para ficar e a inovação é a aplicabilidade disso ao negócio.

A Copa do Mundo é um exemplo real e atual. Imagine uma campanha criada com base na participação do Brasil na competição e sua suposta conquista. O plano seria perfeito se a qualidade alemã não tivesse interferido na rota do time brasileiro rumo ao hexa… Numa tarde de final do campeonato, a prerrogativa de conquista dá lugar a uma avassaladora derrota. Um fato atípico, não planejado, estatisticamente difícil de acontecer, acabou ocorrendo. O que fazer com sua campanha planejada para um mês? Qual a repercussão na sua marca associando a Copa a este fato?

Nesta hora entra em ação o acesso ao sentimento das pessoas utilizando a malha de informações na rede, que serão analisadas e darão rapidamente as linhas iniciais de uma estratégia que deve ser tomada para uma ação imediata. A pergunta é: afetou o público, quanto, qual a percepção do seu cliente e isso influenciará na decisão de compra? Se você consegue obter respostas rápidas para tomar uma decisão, então mãos à obra. Porque esperar pode comprometer todo seu investimento e agir com rapidez, pegando carona no impacto detectado no momento, pode transformar sua campanha num sucesso que nem ao menos foi premeditado no seu plano de negócio inicial.

*Eduardo Pugliesi é diretor de Inovação e de Business Intelligence da Divisão Enterprise Applications da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.

Imagem de abertura: Big data concept, via Shutterstock

O post Big Data, o indicador de um grande negócio apareceu primeiro em Startupi.com.br.

aaaa TyKdUDErgQA

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot