Depois de mudar a vida cotidiana fazendo sua parte para dar o devido impulso à popularização da computação pessoal, Bill Gates quer iniciar uma nova revolução ao oferecer US$ 41,5 milhões (R$ 65 milhões) para que alguém “reinvente os vasos sanitários”.
Pois é.
O dinhheiro está sendo oferecido através da Fundação Bill & Mellinda Gates, dedicada à doar boa parte da fortuna conquistada pelo fundador da Microsoft para financiar projetos de filantropia ao redor do planeta. “Nós gostamos dos vasos sanitários. Eles foram criados em 1775 e já ajudaram a salvar milhões de vidas”, disse Frank Rijsberman, membro da fundação responsável por projetos de água e sanitarização, lembrando que elas pedem por muita água e encanamentos, que nem sempre estão disponíveis em países pobres. “Agora é a hora de mudá-las”, completa.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 2,5 bilhões de pessoas ao redor do planeta não têm acesso a banheiros apropriados. “Nenhuma outra inovação feita nos últimos 200 anos fez mais para salvar vidas e melhorar a sáude do que a revolução provocada pelo saneamento e a invenção do vaso sanitário”, escreveu Sylvia Mathews Burwell, presidente da Fundação, em um comunicado oficial.
Como mostra a rede de notícias CNN, alguns projetos para mudar a cara do velho troninho já foram apresentados, como modelos que recuperam a água e o sal dos dejetos, usam gases para gerar eletricidade e outro que os desidrata para que sejam depositados na natureza com segurança.
Artigos relacionados:
- Bill Gates convence 40 bilionários a doarem metade de suas fortunas
- Bill Gates deixa de ser o mais rico do mundo
- Bill Gates lança blog pessoal: The Gates Notes