Você sua frio só de pensar em falar em público? Passa dias desenvolvendo projetos, mas odeia apresentá-los aos investidores? Você não precisa ser introvertido para sempre! O Psychology Today mostra como dicas simples podem fazer os tímidos encarar o microfone e montar apresentações cada vez melhores.
– Prepare-se! Elabore sua apresentação e seu discurso com base em uma sequência lógica, usando cases de sucesso para ilustrar os conceitos e mostrar como a sua ideia funciona. Você pode ensaiar sozinho, para colegas ou mesmo gravar a apresentação. O importante é treiná-la até se sentir confortável com ela.
– O que eles querem ouvir. Um bom discurso é aquele que diz o que você quer ouvir, por isso, pense no que seu público espera de você: a solução para um problema, um projeto inovador, informações sobre uma situação de crise…
– Siga o exemplo. Faz muito tempo que você não fala em público? Experimente assistir a vídeos de bons palestrantes e fique atento à cada detalhe da performance. Imagine como eles se sentem encarando tantas pessoas e como interagem elas. Leia a transcrição dos discursos que mais gostar e analise como eles foram construídos.
– Conheça o território. Se puder, visite o local dias antes da apresentação. Suba no palco e olhe para as cadeiras imaginando as pessoas que estarão ali. Conhecer o lugar vai lhe dar mais segurança na hora de fazer sua performance.
– Assuma os erros. Reconheça as maiores dificuldades e destaque seus pontos fortes. Não use um discurso cheio de humor ou muito interativo se isso não for natural para você. O público percebe quando o apresentador não está confortável.
– Sorria, meu bem. Cumprimentar seu público e sorrir no início da apresentação fará você se sentir mais confiante e relaxado, além de causar uma ótima impressão no público.