X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Brasil lidera ranking do Google com ordens para censurar resultados


Na manhã de hoje o Google atualizou o relatório de pedidos para remoção de conteúdo nos resultados de busca do serviço. Podemos nos orgulhar: o Brasil aparece como o país com maior quantidade de ordens judiciais solicitando que resultados sejam apagados. O Google diz que atendeu a 69% das solicitações. As informações valem para o período de julho a dezembro de 2011.

De acordo com a companhia, quatro ordens judiciais emitidas por um tribunal eleitoral brasileiro “resultaram na remoção de quatro perfis do Orkut devido a conteúdo relacionado com campanha eleitoral.” O Google não deu mais detalhes sobre quais perfis são esses e quais são as decisões judiciais.

O país tem posição de destaque no relatório do Google porque o Orkut é uma rede social com bastante popularidade por aqui, diz a empresa. Foram 128 decisões judiciais no total e mais 66 solicitações tidas como informais porque foram encaminhadas por órgãos executivos ou pela polícia, somando 66 pedidos com 26% deles atendidos pelo gigante da web.

Em artigo assinado por Dorothy Chou, analista sênior de políticas, consta o seguinte: “Infelizmente, o que temos visto ao longo de alguns anos é perturbador, e dessa vez não foi diferente. Quando começamos a liberar esses dados, em 2010, percebemos que as agências governamentais de diferentes países iriam nos pedir para remover conteúdo político porque nossos usuários os publicaram em nossos serviços. Esperávamos que [esse comportamento] fosse uma aberração. Agora sabemos que não é.”

O Google classifica a atual situação dos pedidos para remoção de conteúdo como “alarmante” porque a liberdade de expressão está em risco e porque alguns pedidos vêm de países acima de qualquer suspeita.

É importante observar que o Google deve seguir legislações locais que podem diferir bastante do que estamos acostumados no Brasil. Por vezes, o que é típico no país pode ser considerado ilegal em outro. Como empresa multinacional, eles devem se adaptar às regras do jogo em cada mercado. Nem por isso deixam de alertar para o aumento das intervenções de autoridades nos resultados de busca.

Brasil lidera ranking do Google com ordens para censurar resultados

e rwO vveA

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot