X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cá entre nós: empreendedor não é modelo e investidor tem preconceito com aparência


entrepreneur_clothing_dress_code

Este artigo traz um depoimento anônimo colhido pela iniciativa da coluna experimental Cá entre nós (clique para entender o propósito e o formato).

O que te incomoda?

“Sou programador, abandonei a faculdade por achar que estava jogando dinheiro fora e tudo que era passado ali eu já sabia. Fui apresentar meu projeto para alguns investidores e aceleradoras. Marquei com algumas pessoas para apresentar o projeto junto com outro programador que é o meu sócio. Eu não gosto muito de roupas sociais, prefiro esportivas; enfim, fui de bermuda, camiseta e chinelo para a reunião (haha). Chegando lá, o cara me olhou esquisito e disse que iria desistir pois eu não sei bem me portar diante de devidas situações. Lembro que, assistindo ao filme do Facebook, o Mark Zuckerberg foi em algumas reuniões de bermuda e chinelo. Enfim, o cara ainda me queimou com alguns investidores e aceleradoras. Liguei para outro cara e ele me disse logo no início: se for vir de bermuda, nem precisa perder tempo”.

Como você se sente quanto a isso?

“Preconceito! Estão investindo na minha empresa ou na minha aparência? Sou modelo, por acaso?”

O que você acredita que seria melhor neste caso?

“Sinceramente? Nada. Eu tenho pena de pessoas que pensam assim”.

Comentário dos jornalistas do Startupi sobre o caso:

Em seu livro “Zero to one” (resenhado aqui), Peter Thiel escreveu: “We instituted a blanket rule: pass on any company whose founders dress up for pitch meetings. The team insight – never invest in a tech CEO that wears a suit – got us to the truth a lot faster. There’s nothing wrong with a CEO who can sell, but if he actually looks like a salesman, he’s probably bad at sales and worse at tech”. Ou seja, os caras mais realistas sobre negócios com verdadeiro impacto não investem em quem deliberadamente tenta parecer executivo.

Mesmo assim, a gente vive no Brasil, não no Vale do Silício, e aqui as pessoas têm muito mais preconceito e discriminação; muita gente entra no meio startup (inclusive no papel de investidor) para manter ou elevar status. Provavelmente, apenas investidores que foram nerds tecnologistas teriam uma certa tendência a tolerar chinelo e bermuda, mas, obviamente, mesmo que a gente concorde com a liberdade individual e de dress code, não recomendamos que ninguém vá para uma reunião com clientes ou investidores vestido como se estivesse na beira da praia (mesmo se o compromisso for no Rio de Janeiro).

Imagem de abertura: Alamy/Economist.

Veja outros casos da coluna Cá entre nós.
Quer enviar o seu Cá entre nós? Use o formulário abaixo. 

Carregando…

O post Cá entre nós: empreendedor não é modelo e investidor tem preconceito com aparência apareceu primeiro em Startupi.com.br.

facc M NOqQkB

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot