X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cada vez mais publicações adotam a estratégia do ‘old but gold’


Estamos acostumados a acompanhar na web os acontecimentos do último minuto. A mais recente postagem, a notícia mais nova, o conteúdo que ninguém viu ainda.
No entanto, para as publicações, nem sempre o conteúdo mais recente é o que faz mais sucesso, e alguns sites têm adotado a prática de destacar os conteúdos antigos, mas que ainda tem muito valor – o ‘old but gold’ norte-americano.

Grandes mídias como a New York Magazine e noticiários na web, como o BusinessInsider, tem destacado nas suas redes conteúdos que já foram publicados há algum tempo, mas que continuam relevantes, como uma matéria sobre deixar a cidade de Nova Iorque, originalmente publicada no ano passado, e que voltou a ser compartilhada no Facebook, causando curiosidade entre os leitores.

Editorialmente, o intuito era conseguir impactar a nova base de fãs no Facebook da publicação – segundo Stefan Becket, editor de mídias sociais da revista, cerca de 75% dos fãs não tinham tido a oportunidade de conferir o artigo da primeira vez que ele foi publicado.

@jessmisener ~75% of our Facebook followers didn’t see it the first time.

— Stefan Becket (@stefanjbecket) July 14, 2014

Sites como o Upworthy, que trabalham com materiais que não são tão ‘perecíveis’ como uma notícia pontual, tem o costume de nem mesmo informar a data original da publicação. “Nosso foco é em temas sociais mais difusos, que evoluem com o tempo, mas que não perecem na mesma velocidade de uma notícia. Por isso, nosso conteúdo continua atual por muito tempo, e a informação sobre a data de publicação não se torna tão relevante para os nossos leitores”, explica Ed Urgola, diretor de marketing da Upworthy, em entrevista ao Digiday.

O único cuidado a se tomar é não confundir os leitores. No BusinessInsider, o costume atual é de republicar o conteúdo inserindo uma data mais atual de publicação, o que pode dar a impressão de que a informação é nova ou recente, mesmo que não seja. Talvez só o leitor mais safo tenha percebido que a notícia não era nova, ou quem acompanha de perto o trabalho do autor do texto – que, aliás, nem está mais na equipe do BusinessInsider.

business-insider

Joshua Benton, do Nieman Lab, reitera que a ‘idade’ da notícia não é tão relevante para algumas das histórias contadas na web, mas que publicações que informam data e hora da postagem deveriam ser mais transparentes sobre conteúdos que estão sendo rememorados. Como exemplo, ele destaca a BBC, que possui um menu lateral onde destaca seus conteúdos mais recentes, mas também os ‘mais lidos’, que independem da data de publicação, e são avaliados exclusivamente no interesse atual dos leitores.

bbc-most-read

bbcb b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

aad brainstorm d qjIDKrITs

aad GWcLnps

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot