X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Caos das operadoras, dia 3: TIM vai à justiça para evitar suspensão


O puxão de orelha (com a suspensão das vendas de novos planos) da Anatel fez as operadoras se mexerem. Ontem elas  reclamaram das legislações municipais que emperram a instalação de novas antenas e a Claro saiu na frente com a apresentação do seu plano de investimentos — ou “esboço”, segundo a agência. Hoje? Confira os últimos acontecimentos da novela.

A agilidade da Claro na apresentação do seu plano de investimentos foi, segundo a Anatel, insuficiente. Ontem a assessoria da agência diz que ele é, no máximo, um “esboço”; hoje, o recado foi reforçado por Bruno Ramos, superintendente de serviços privados da Anatel, em uma coletiva.

O que a agência cobra, segundo Ramos, são planos concretos com indicadores e metas relacionadas à melhoria na prestação dos serviços. Ele também garantiu que a fiscalização será rigorosa e contínua:

“Vamos colocar pontos de controle e verificar se está sendo cumprido e a partir desse momento passamos para outro estágio de exigência.”

Hoje cedo, representantes da Oi se reuniram com a Superintendência de Serviços Privados da Anatel para discutir o problema. Em comunicado enviado à imprensa, a Oi disse ter destacado uma equipe que se dedicará integralmente à construção do plano de ação, apresentando ao longo da semana que vem uma “versão preliminar do plano de ação”. A empresa voltou a bater na tecla dos investimentos — entre 2012 e 2015, a Oi promete gastar R$ 24 bilhões na melhoria dos seus serviços.

A TIM entrou, também hoje, com um mandado de segurança na Justiça Federal na tentativa de impedir que a suspensão à venda de novos planos em 19 (!) estados comece a valer na próxima segunda-feira. A operadora foi a mais prejudicada pela ação da Anatel e justifica a opção pelo caminho judicial por ter considerado a punição excessiva e provocadora de desequilíbrio na competitividade do mercado. Em nota à imprensa:

“A suspensão das vendas foi baseada em dados e indicadores diferentes daqueles usualmente estabelecidos pela própria Anatel para acompanhar o desempenho da rede.”

A Procuradoria Federal Especializada (PFE) da Anatel já está preparada para essa investida. Ela já tem a defesa pronta e, segundo o procurador Victor Cravo, foram montados plantões nas principais cidades do Brasil para que a defesa fique pronta o mais rápido possível. A defesa rebaterá o que a TIM muito provavelmente deve ter alegado no mandado, ou seja, a questão da anti-competitividade, uso de indicadores diferentes etc. Segundo Cravo, são argumentos inválidos, já que “a Anatel apenas relacionou atendimento com rede e não criou um índice novo.”

Apesar disso tudo, a TIM está fazendo o dever de casa e prepara seu plano de investimentos que deverá ser apresentado segunda ou terça que vem. Representantes da operadora estiveram na Anatel ontem e deverão voltar na segunda, quando também falarão com outros da Claro. Até o momento, as suspensões não foram afetadas e continuam agendadas para ganharem efeito a partir da próxima segunda, 23 de julho. [Exame, Convergência Digital, UOL, Computer World, Teletime. Foto: Alex Mu/Flickr]

dbe di
d AFgyvHIXE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot