O carnaval acabou de passar e a gente aqui da Results ficou pensando que, embora tudo pareça festa no Anhembi e na Sapucaí, a verdade é que colocar uma escola de samba na avenida não deve ser assim tão fácil quanto parece. Não é a toa que demora um ano inteiro para tudo ficar pronto. Se empresas com mais de 3.000 funcionários já são consideradas grandes, o que dizer então de uma agremiação que coloca tudo isso de gente junta só algumas vezes por ano e ainda sim consegue fazer o desfile dar certo? Isso no mínimo requer muito planejamento. Então resolvemos analisar que lições o carnaval pode trazer para nós, homens e mulheres de negócios, e nos inspiramos nos desfiles das escolas de samba para dar dicas de tudo o que uma empresa tem que fazer para subir ao grupo especial do mercado e sobreviver a muitos carnavais.
Comissão de Frente
Fachada, cartão de visitas, site e papelaria podem contar muito na hora de fazer um bom negócio. Identidade visual é muito importante e a sua deve não só ser muito bem pensada, como também presente no seu dia-a-dia. Tudo isso é o que vai levar às pessoas a cara do seu negócio, ajudando a marcar sua empresa na cabeça das pessoas. Essa é a sua chance de criar aquela boa primeira impressão.
Harmonia
Com a geração Y dominando cada vez mais o mercado, ter um ambiente de trabalho que preserva o empregado é cada vez mais importante. Hoje, mais do que nunca, as pessoas procuram ter em seus escritórios o bem-estar que buscam ter na vida. Seja com atividades de descontração, com uma decoração moderna e agradável, ou simplesmente, por manter sempre o diálogo aberto, a sua empresa pode ganhar muito manter um ambiente harmonioso.
Enredo
Começar uma nova empresa significa ter que explicar muitas e muitas vezes o que exatamente é o seu negócio. O melhor é conseguir resumir em poucas frases o que a sua startup faz, o que ela tem de diferente e como você está fazendo para tirar sua idéia do papel. Não se esqueça de tornar o seu enredo interessante, ágil e auto-explicativo.
Mestre-sala e porta-bandeira
Em tempos de web 2.0 só ter uma campanha (seja ela institucional, ou de produto) já não basta mais para que a sua empresa seja bem vista pelas pessoas. É muito importante ter alguém que leve a bandeira do seu negócio mundo afora, e melhor ainda se quem fizer isso for seu próprio consumidor. Bom atendimento e comunicação afiada com o público são primordiais para fazer dos seus consumidores os melhores porta-bandeiras que uma empresa pode ter.
Conjunto
O velho e bom trabalho em equipe nunca sai de moda. É claro que cada área tem a sua função, e nem seria produtivo se todo mundo saísse por aí fazendo tudo. Mas tão importante quanto essa divisão de tarefas é a sinergia. Ou seja, é legal que todas as áreas estejam sempre conversando para que todos saibam quais rumos a empresa está seguindo e como ela está fazendo isso.
Evolução
O menor caminho entre dois pontos é uma linha reta, certo? Mas nem sempre é tão simples assim chegar de A à B. Antes de mais nada é preciso ter sempre em mente um objetivo claro, que define o ponto onde se quer chegar. Assim como a na Avenida carros alegóricos podem quebrar, imprevistos podem acontecer e ter um planejamento forte é o que vai ajudar a lidar com a situação sem pânico.
Fantasia
Você é empreendedor, chefe, dono do seu próprio nariz. Não tem mais ninguém dizendo como deve se vestir e todo dia é casual day na vida de um dono de negócio, certo? Não é bem assim. Ao se relacionar com investidores e empresas, é importante mostrar que você entende as regras do jogo. Não vá aparecer de bermuda para uma reunião naquela empresa super tradicional que ainda nem sabe o que é calça jeans. É claro que você não precisa usar sua roupa de gala, mas o mínimo de cuidado é necessário. O bom senso costuma dar conta do recado.
Bateria
Assim como a bateria é o coração de uma escola de samba, as pessoas são a alma da sua empresa. Como líder, quem vai ditar o ritmo do negócio é você, mantendo todo mundo tocando dentro da mesma batida. A sua equipe é quem vai fazer a música rolar no dia-a-dia, mas lembre-se: o mestre dessa bateria é você.