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Celebridades x Genéricos: Quais anúncios dão mais resultado na TV americana?


Pesquisa da Ace Mixer aponta resultado, mas parece não afetar o desejo dos clientes em vincular um rosto familiar a sua marca na telinha gringa. Veja alguns dos exemplos mais marcantes.

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Se você reclama dos Polishops da vida na TV é por que nunca assistiu a TV por assinatura norte-americana. Muito mais forte, numerosa e relevante que sua versão brasileira, a grade dos canais a cabo/satélite é um verdadeiro zoológico publicitário.

Pontuados por campanhas no ar há décadas, como uma loja de colchões que promete menor preço ou “your mattress for freeeeeee”, algo semelhante ao que o Brasil teve com Carlos Moreno na Bombril, e aqueles vídeos de produtos bizarros que todo mundo conhece, esses comerciais são o maior sinal do fim de carreira de astros d’outrora e de celebridades B, C e assim por diante.

São os chamados “celebrity endorsements”, ou seja, anúncios chancelados por figuras célebres ou minimamente conhecidas. Vale relembrar o post aqui no B9 que mostra uma pesquisa feita no Brasil das marcas que mais utilizam celebridades, e quais famosos mais participam de campanhas.

Normalmente ligada ao bom desempenho de vendas, um estudo da Ace Matrix, divulgado no início de 2011, mostra a baixa efetividade desse estilo nos Estados Unidos em comparação a anúncios sem celebridades, mas as agências e empresas não querem nem saber e o show de horror continua. Felizmente, alguns são engraçados.

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É interessante notar uma busca bem específica na mistura entre mensagem e porta-voz. Bem, na maioria dos casos. Por exemplo, Robert Wagner (“Casal 20″ e, atualmente, fazendo pontas em séries como “NCIS”) mostra a cara desde a década de 50, logo, tem um apelo de público bastante amplo entre o público de meia idade para a frente. Tudo a ver ele aparecer numa campanha educacional (em princípio) sobre hipotecas cujo público alvo são pessoas a partir dos 50 anos de idade.

Assim como o ator e político Fred Thompson (“Caçada ao Outubro Vermelho”) – que se candidatou à presidência, inclusive! -, num trabalho semelhante. São astros ligados aos áureos tempos de seu público.

A Ace Matrix aponta o “contexto adequado” como única justificativa para o investimento nesse sistema (estimado em aproximadamente US$50 bilhões no ano em escala global), mas o que dizer da linha de eletro-domésticos FlavorWave Turbo, que contratou ninguém menos que Mister T, o BA para os fãs de “Esquadrão Classe A”, para divulgar um forno elétrico e grill megaultrapower que não usa gordura?

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Atrai atenção, mas daí a converter em venda? Difícil apontar e sempre existe o efeito agregado da criação de marca, quando a celebridade funciona muito mais como ideal a ser alcançado do que como vendedor efetivo. Entretanto, em todos esses casos tratam-se de comerciais totalmente ligados a um serviço ou produto específico, ou seja, venda é relevante e mensurável.

Pela pesquisa, numa escala de 0 a 950, anúncios com celebridades tiveram 9 pontos a menos que os demais comerciais no geral. Por exemplo, no quesito Persuasão, celebridades marcaram 570 pontos contra 587 de seus competidores não famosos. E quando foi hora de despertar o Desejo do consumidor, 544 x 570, em nova vitória dos “genéricos”.

Para encerrar o momento numérico, até mesmo a teoria da adequação de público levou chumbo grosso: a presença de celebridades resultou na queda de 1% na efetividade de anúncios com celebridades em peças direcionadas.

É assunto para páginas e páginas de conversa, mas no meio de teorias, pesquisas e resultados, os vídeos continuam pipocando. Hora num intervalo da CNN, hora entre um filme e outro no SyFy (o rei das propagandas ruins, aliás!), só perdendo espaço quando começam as campanhas políticas e o verdadeiro zoológico é solto na TV.

Se você acha que os informerciais são ruins, tente ver as campanhas de políticos de cidades pequenas. Varia entre sujeitos atirando com munição de verdade e gente mostrando fotos embaraçosas dos concorrentes. Aliás, assunto para uma outra matéria!

Mesmo com toda a sua abrangência numérica e bons resultados, a TV por assinatura norte-americana precisa muito de seus anunciantes, que, na maioria das vezes, não pode investir em câmeras HD ou equipes de criação decentes, logo parecem ter parado nos anos 80.

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Aliás, há um interessante reality show no IFC chamado Commercial Kings, que mostra dois cineastas/criadores percorrendo os Estados Unidos e explorando a breguice nacional, além de fazer comerciais hilários!

Acho que chega de falar, é hora de visualizar esse cenário tão assustador quanto engraçado. Selecionei alguns dos mais emblemáticos, e constantes, de 2011. Embora alguns estejam datados de anos atrás, são campanhas ininterruptas e nem tudo está no YouTube.

Em tempo, faça o download da pesquisa completa em .PDF.

| Mr. T e o forno! É quase meia hora de bizarrice!

E o pior… compramos o maldito forno! E ele é bom! HA!

| Robert Wagner

Com esse estilo visual e a mensagem, não dá para se sentir velho só de olhar pra ele?

| Antonio Banderas

Sim, a voz dessa abelha é do Sr. Banderas! Precisei conferir fontes oficiais para confirmar ser ele mesmo e não um imitador barato. É o fim da picada, hein?

| Dennis Haysbert

Já que “24 Horas” resolveu dar cabo de seu personagem e “The Unit” não estourou, o jeito é fazer um extra vendendo seguros!

| Fred Thompson

De ator a candidato à presidência, Fred Thompson é sempre perguntado sobre duas coisas: esse comercial e como foi trabalhar com Sean Connery!

| Henry Winkler

Você não lembra do nome, mas conhece o rosto, não?

| Ben Steiner

Bueller, Bueller, Bueller. Steiner já foi um dos homens mais relevantes do país quando trabalhou na Casa Branca, mas todo mundo lembra mesmo é da chamada em Curtindo a Vida a Doidado! Você compraria dele?

E qual sua opinião sobre anúncios com celebridades? Funcionam? Só servem para propagandas institucionais? Comente!

ab b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
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