O Google lançou, em colaboração com o Science Museum de Londres, um novo projeto colaborativo chamado Chrome Web Lab. Funcionando no subsolo do museu, é um laboratório em que, tanto visitantes do local quanto pessoas online no site do projeto, podem manipular cinco instalações interativas que usam tecnologias como WebGL, WebWorks, Canvas e Javascript + V8.
Ao tornar possível a realização de aplicativos simples, amigáveis e interativos, o projeto divulga o Chrome e suas possibilidades criativas para além do browser.
Para participar online, acesse o site do Web Lab com a última versão do Chrome instalada e interaja em tempo real.
Em recente viagem, tive a oportunidade de visitar o Chrome Web Lab e, junto aos visitantes e usuários do mundo todo, criei composições musicais de forma colaborativa, enviei mensagens ao cyberespaço, visitei o local em que moram as imagens na web, assisti aos retratos de pessoas sendo processados, traduzidos e desenhados na areia por robôs em tempo real, e viajei instantaneamente para lugares ao redor do mundo.
Abaixo, dê uma olhada em como estas instalações trazem à vida o que a internet tem de mais extraordinário e visa inspirar pessoas ao redor do mundo sobre as possibilidades da web e das tecnologias para criar coisas incríveis.
Universal Orchestra
Os web browsers de hoje permitem que muitas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo. Usando a seu favor a tecnologia WebSockets, essa instalação foi construída para que as pessoas tocassem instrumentos musicais colaborativamente, numa conversa musical ao processar e traduzir notas musicais tocadas em melodias, em tempo real.
Teleporter
Usando tecnologia de vídeo, essa instalação permite que você se transporte para qualquer parte do planeta. Com a ajuda de tecnologias como WebGL e Shaders, pequenos pedaços de vídeos foram dobrados em forma de cilindros, dando a experiência de explorar cenas panorâmicas 360º em tempo real.
Sketchbots
Uma foto é tirada do seu rosto e capturada por uma webcam via nova tecnologia no HTML5, o Canvas. A imagem, então, é transformada em linhas que formam um desenho do rosto. Estas linhas são as instruções para que os robôs, os Sketchbots, desenhem na areia.
Data Tracer
Esse experimento permite enxergar aonde, de fato, moram as informações na web. Usando a ferramenta Traceroute, é possível gravar todos os servidores em que um pacote de dados passa em sua jornada até chegar ao seu destino final. O Data Tracer combina informações da ferramenta com um mapa do mundo virtual em 3D para mostrar estas localizações.
Lab Tag
Ao entrar no local, cada visitante ganha o Lab Tag, um cartão que contém uma identidade única e que conecta o ambiente offline com online, possibilitando que a pessoa salve todos os seus dados, criações e experimentos que realizou no Web Lab e compartilhe com os amigos.
O Lab Tag é lido antes do visitante usar cada instalação (tanto online quanto no museu), garantindo que todas as suas interações sejam guardadas e acessadas da forma mais simples possível.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie