Possivelmente influenciados pelo sucesso de Mark Zuckerberg – e também pela crise econômica de 2008 -, os jovens alunos de Harvard querem aprender o básico de ciência da computação – e a aula introdutória ao tema é a mais procurada pelos estudantes.
Segundo números compilados pelo Harvard Crimson, para o início das aulas em Harvard neste segundo semestre de 2014, são 818 os alunos inscritos em CS50 – a aula introdutória de ciências da computação. Com isso, o curso se tornou o mais procurado pelos alunos da universidade. Ele superou os princípios de economia (Ec10A), que conta com 711 alunos. No ano passado, eram 772 estudantes de economia – até então, o curso mais procurado curso na universidade.
O crescimento nos últimos dez anos é surpreendente. Em 2004, quando Zuck criou o Facebook, menos de 200 pessoas cursavam introdução a ciências da computação. O número mais do que quadruplicou em uma década que teve um aluno de Harvard criando uma rede social e ficando bilionária com ele e uma crise econômica gravíssima nos EUA.