X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas criaram um metal que consegue mudar de forma


Muitos filmes são obras de ficção, mas os enredos são baseados em ideias reais. Incluindo, pelo jeito, o futuro aterrorizante de Exterminador do Futuro 2. Uma equipe de pesquisadores de North Carolina State University decidiu que o mundo seria um lugar melhor com T-1000s que mudam de forma, então desenvolveram uma maneira de controlar e manipular metais líquidos. Talvez eles não tenham assistido ao filme até o fim.

Trabalhando com uma liga de metal líquido de gálio e índio, os pesquisadores descobriram que ao aplicar uma voltagem bem pequena eles conseguiam controlar e manipular a tensão de superfície do material. Normalmente metais líquidos tendem a virar esferas com forte tensão superficial, mas as voltagens aplicadas reduziram isso, fazendo o material sucumbir à gravidade e ficar plano como uma panqueca.

O efeito também é reversível: se a carga aplicada for modificada de negativa para positiva, o metal líquido retorna para a sua forma esférica. Então por enquanto os pesquisadores não conseguem criar assassinos viajantes do tempo que mudam de forma usando essa descoberta, mas eles imaginam que o estudo possivelmente revolucionará a forma como eletrônicos e circuitos são produzidos, ou dará a eles a capacidade de se adaptar automaticamente conforme a necessidade, como mudar o formato da antena do seu smartphone para que ela consiga captar melhor um sinal fraco. [North Carolina State University via Gizmag]

O post Cientistas criaram um metal que consegue mudar de forma apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

bceea bsNZoWqQik

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo