X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas deixaram rato transparente usando detergente


Ano passado, cientistas fizeram um negócio pra lá de maluco: deixaram um cérebro de camundongo transparente. Agora, eles foram um pouco além, deixando o rato inteiro transparente por meio de injeções de detergente em suas veias. O rato transparente parece um rústico roedor de gelatina (sim, tem foto disso), mas também é uma incrível nova maneira de estudar os órgãos intactos no interior do organismo.

O grande problema para tornar qualquer tecido vivo transparente são os lipídios, uma classe de moléculas que inclui gorduras, ceras e colesterol. Lipídios bloqueiam a luz e estão presentes por todo o corpo.

Em abril passado, como explica Helen Thomsom, da New Scientist, neurocientistas da Universidade de Stanford descobriram uma maneira de substituir os lipídios no cérebro do rato por um hidrogel transparente chamado acrilamida. O cérebro foi banhado em acrilamida e, em seguida, colocado em detergente, que dissolve lentamente nos lipídios. Um campo elétrico acelera o processo.

Isso funciona bem em um cérebro minúsculo de rato, mas a acrilamida não pode penetrar cada canto de um rato inteiro; além disso, um campo elétrico pode danificar os tecidos por causa do calor. Viviana Gradarinu, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e sua equipe tentaram uma tática diferente: eles levaram um rato morto e bombearam detergente por meio do sistema circulatório. Eles também removeram a pele e os ossos para conseguir olhar melhor. O processo de dissolução por detergente leva cerca de duas semanas e o rato fica desse jeitinho:

dfabd eVXWKOyxkQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot