X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas descobrem continente perdido no Oceano Índico


Cientistas encontraram provas de um continente submerso no Oceano Índico. De acordo com um estudo publicado na revista Nature Geoscience, o continente “foi separado de Madagascar e fragmentado… por uma série de dorsais oceânicas”, grandes cadeias de montanhas submersas.

O novo continente não se chama Atlantis, no entanto: seu nome é Mauritia.

Há um bilhão de anos, a superfície da Terra estava agrupada em um grande continente chamado Rodínia (ele antecede a Pangeia). Nesse continente, Índia e Madagascar ficavam próximos um do outro. E segundo a investigação da equipe, entre eles ficava o continente Mauritia.

À medida que as placas tectônicas começaram a se mover, o continente recém-descoberto se fragmentou, até se perder no oceano. No entanto, uma pequena parte desse continente pode ter sobrevivido. Os cientistas acreditam que a ilha de Seychelles, no meio do Oceano Índico, possa ser um dos muitos fragmentos de Mauritia que existem até hoje.

A maior parte, no entanto, estaria submersa. Segundo os cientistas, as ilhas Maurício e Mascarenhas “podem ​​se sobrepor a [este] microcontinente pré-cambriano”, localizado a 10 km abaixo da superfície.

Os pesquisadores descobriram o continente depois de encontrarem zircões nas praias de Maurício formados “há 1.970 e 600 milhões de anos”. O zircão é um mineral presente em quase toda a crosta terrestre, e pode ser datado utilizando técnicas modernas – ele consegue sobreviver à erosão e até ao metamorfismo.

Segundo os cientistas, esses minerais foram trazidos para a superfície quando lava subiu pelo oceano, formando uma pluma vulcânica. Eles usavam esta informação junto a reconstrução de placas tectônicas para mapear o antigo continente. [Nature Geoscience via BBC News]

Imagem por Shutterstock

ac ZqMVSRWDUY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo